Comportamento

Tratado de proibição de armas nucleares entrará em vigor (ONU)

Tratado de proibição de armas nucleares entrará em vigor (ONU)

Um tratado internacional proibindo armas nucleares foi ratificado por Honduras, o 50º país a endossá-lo, permitindo que o texto entre em vigor em 90 dias, informou um funcionário da ONU - AFP/Arquivos

Um tratado internacional proibindo armas nucleares foi ratificado por Honduras, o 50º país a endossá-lo, permitindo que o texto entre em vigor em 90 dias, informou um funcionário da ONU neste sábado (24).

“Hoje é um dia de vitória para a humanidade e uma promessa de salvar o futuro”, disse Peter Maurer, presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em comunicado. Outras ONGs também saudaram a conquista.

O Tratado de Proibição de Armas Nucleares, que proíbe o uso, desenvolvimento, produção, teste, armazenamento e ameaça de uso desse tipo de arsenal, foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em julho de 2017, com votação de 122 países e assinado por 84.

“Honduras acaba de ratificar [o tratado]. É o 50º estado a fazê-lo, o que é histórico e permite sua entrada em vigor”, disse a Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (ICAN) em sua conta no Twitter.

A ONG recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2017 por seu papel no desenvolvimento deste tratado.

Os principais países com armas nucleares, incluindo Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, China e Rússia, não assinaram o documento.

Ativistas a favor da proibição esperam que a ratificação tenha o mesmo impacto que os tratados internacionais anteriores que proíbem minas terrestres, estigmatizando a posse e o uso de armas nucleares, o que pode levar a uma mudança de comportamento dos países não signatários.

Os países com armas nucleares, por sua vez, argumentam que seus arsenais servem de dissuasão e afirmam estar comprometidos com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

Veja também

+ Cantora MC Venenosa morre aos 32 anos e família pede ajuda para realizar velório
+ Homem salva cachorro da boca de crocodilo na Flórida
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona
+ Idoso morre após dormir ao volante e capotar veículo em Douradoquara; neto ficou ferido
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel