Nesta quarta-feira, 27, Fabiana Justus compartilhou que foi submetida ao procedimento de transplante de medula óssea. A influenciadora foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda em janeiro e, desde então, tem passado por internações e quimioterapia.

Em seu Instagram, a filha de Roberto Justus celebrou o fato de ter encontrado um doador compatível que teve rápida ação. Em entrevista à IstoÉ Gente, a médica especialista em hematologia e onco-hematologia Giovanna Ghelfond já havia relatado que as leucemias agudas têm evolução rápida e agressiva.

“A doença que eu tive é leucemia mieloide aguda e, por ser aguda, temos que agir super rápido em todo o tratamento. Desde que fui internada, comecei a fazer quimioterapia e desde então eles buscavam um doador que fosse 100% compatível comigo. Na minha família eu tinha doadores 50% compatíveis, o que seria o plano B, mas eles gostam de procurar um 100%. A maior bênção que Deus poderia ter me dado é um doador compatível comigo, e esse doador foi super solícito. De cara ele já falou que estava apto”, relatou, nos stories da rede social.

Como se tornar um doador de medula óssea

Em seu desabafo, Fabiana destacou que o doador, que é desconhecido, “salvou sua vida”. E para quem se sentiu incentivado a se tornar um doador, o passo a passo é simples.

Em primeiro lugar, é necessário ir ao hemocentro mais próximo de sua cidade, realizar um cadastro no Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea) e coletar uma amostra de sangue para exame de tipagem HLA.

Para isso, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade — mas o cadastro é válido até que o doador complete 60 anos, idade limite para realizar a doação. Basta levar um documento com foto, estar em bom estado de saúde e não ter nenhuma doença impeditiva para o cadastro e para doação da medula.

A lista de doenças impeditivas inclui AIDS/HIV, hepatite, câncer (exceto o de pele e o de colo de útero, caso tenham sido tratados somente com cirurgia), lúpus, doença de Crohn, hipertireoidismo, alcoolismo crônico, esquizofrenia e mais. Veja completa aqui.

Os hemocentros estão localizados por todo o Brasil. A lista completa pode ser encontrada aqui.