Edição nº2548 19/10 Ver edições anteriores

Transparência

Divulgação

Cinco anos depois do CNJ limitar em até 30% o financiamento de patrocínio de empresas, inclusive públicas, a seminários, congressos e encontros similares no Judiciário, a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho endureceu a regra. Um ato baixado há dias proibiu escritórios de advocacia ou sociedades de advogados de darem R$ 1 que seja para eventos dos TRTS, mesmo que a banca não atue na jurisdição da Corte. Já os grupos privados que custearem reuniões do gênero (no teto dos 30% fixados pelo CNJ) terão os seus nomes estampados no site do tribunal beneficiado, na hora da prestação pública dos gastos do encontro.

Amizade
Querido “companheiro”

Dilma Rousseff não deixou passar o Dia do Amigo sem lembrar do seu maior padrinho político. Nas redes sociais, publicou uma foto em que aparece ao lado do ex-presidente (que usava um boné com a bandeira de Cuba) e tascou: “Amizade é para sempre”, com a hashtag #lulalivre. O mesmo não se pode dizer de Michel Temer. O emedebista sequer fez menção à data. Talvez porque certos “parcas”, presos, não poderiam curtir a publicação.

Frigoríficos
Vem aí…

Quase um ano e meio depois de uma das ações mais criticadas da Polícia Federal, a Justiça vai publicar a primeira sentença da Operação Carne Fraca . Ao todo, são oito réus, incluindo um dos ex-superintendentes do Ministério da Agricultura no Paraná, Gil Bueno de Magalhães. Em Brasília, as investigações envolvem, entre outros, os deputados Osmar Serraglio, Sérgio Souza, João Arruda e o senador Roberto Requião. Infelizmente, não há previsão de quando serão dadas as demais decisões.

Política
Lugar no altar

As centrais sindicais não vêem com bons olhos o apoio do”Centrão” a Geraldo Alckmin, candidato do PSDB ao Planalto. A união do DEM, PP, PR, PRDB e Solidariedade e seus 14m47segundos de TV por dia da forma como está sendo desenhada, segundo as entidades, leva os partidos para o ninho tucano, mas não à certeza dos votos dos trabalhadores. Esses, de acordo com as mesmas vozes, estariam mais tranqüilos – e comprometidos – se Alckmin aceitasse como vice de sua chapa o ex-ministro Aldo Rebelo. Aliás, reiterados recados nesse sentido foram enviados ao ex-governador nos últimos dias.

MDB
Reta final

Até a semana passada não foi cumprida a promessa de que Henrique Meirelles pagaria as despesas da convenção do MDB, estimadas em R$ 2 milhões. A festa de lançamento da candidatura do ex-ministro à Presidência da República será no sábado 4. Caciques do partido seguem criticando a falta de jogo do ex-ministro para vencer as resistências internas, sobretudo no Nordeste – embora ninguém duvide que terá a maioria dos votos dos convencionais. Há dúvidas se ex e estrelas do MDB irão a Brasília, como José Sarney, Jarbas Vasconcelos, Pedro Simon etc.

PT
Slogan pronto

Antonio Cruz/Agência Brasil

O plano inicial de ter Lula como candidato do PT na disputa pela sucessão de Michel Temer segue. Mas interlocutores de figuras expoentes do partido, como os senadores Humberto Costa (PE) e José Pimentel (CE), estão cada vez mais convencidos de que Jaques Wagner vai ser mesmo o candidato da legenda. O ex-governador está bem nas pesquisas para o Senado pela Bahia. Indagado na semana passada sobre ser “o candidato de Lula” na disputa, ele saiu de fininho: “sou soldado do partido”.

Constituição
Cumpre o papel

Walterson Rosa/Framephoto

Com quase três décadas, o ministro Luis Roberto Barroso, do STF, vê a nossa Constituição assim: “a imagem atual é sombria. Porém, o filme é bom, e tem boas perspectivas de final feliz. O País está sendo refundado, com progressiva elevação da ética pública e privada”. Ele acaba de retornar dos EUA. No recesso do Judiciário deu aulas na Kennedy School, escola de governo de Harvard. Também aproveitou o tempo para organizar “A República que ainda não foi: Trinta anos da Constituição, na visão da Escola de Direito Constitucional da UERJ”. O livro com a colaboração de Patrícia Perrone Campos Mello reúne textos de 25 renomados ex-alunos da universidade e será lançado em setembro. Ainda sobre a Constituição, Barroso aponta dificuldades do período, mas destaca conquistas como estabilidades institucional e monetária, inclusão social e avanços nos direitos humanos.

Economia
Fim da linha

Apenas 15 dos 80 projetos previstos para 2018 no chamado PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do governo federal têm os editais publicados. Outros 32 estão em fase de estudos, 29 em consulta pública e quatro, em análise no Tribunal de Contas da União. Em ano de eleição e fim de um mandato no Planalto, improvável que outros projetos de peso saiam do papel.

Defesa do Consumidor
Alô, alô…

Um estudo inédito feito pelo site Reclame Aqui aponta que só nos últimos dois anos quase 80 mil brasileiros se queixaram de terem perdido tempo “precioso” na espera de ligações feitas para as cinco maiores operadoras de celular do Brasil. O problema vem crescendo mês a mês. A tal ponto que o STJ começou a mandar pagar indenizações, considerando “o período total” em que o cliente deixou de produzir, buscando resolver a pendência.

São Paulo
Um a um

Divulgação

Líder nas pesquisas para o governo de São Paulo, João Doria acaba de arrumar mais uma dor de cabeça. Depois de decisões que vetaram o uso de símbolos utilizados pelo tucano na capital paulista, o Ministério Público abriu inquérito para investigar outro programa implantado pelo empresário quando comandava a cidade: o “Asfalto Novo”, criticado por parte da população. A 8ª Promotoria do Patrimônio Público investigará os contratos feitos sob a rubrica “dispensa de licitação” e por meio de PPP (Parceria Público-Privada). Outra preocupação para os advogados do candidato do PSDB.

Militares
Ficha suja

Fábio Motta

Com o Rio de Janeiro sob intervenção federal na área da segurança pública, o resultado de outra ação de 500 militares das Forças Armadas na cidade acaba de receber seu veredito. O STM condenou um motociclista que interrompeu o deslocamento de uma escolta de caminhões do Batalhão de Infantaria do Exército, por ocasião das Olimpíadas. No calor da discussão ameaçou o grupo com uma arma. Vai cumprir quatro meses no regime fechado. Na Justiça comum há havia sido condenado.

Centrão
Origem única

Evelson de Freitas

Nas conversas de última hora envolvendo o nome de um vice para Geraldo Alckmin, todas as fichas do PP tinham na quinta-feira 26 o rosto de Benjamin Steinbruch, depois que Josué Gomes jogou a toalha. O partido ignorou argumentos que, dessa forma, a chapa ficaria predominantemente paulista.


Mais posts

Ver mais
X

Copyright © 2018 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.