No dia 18 de junho de 2023, o submarino Titan, um submersível operado pela empresa OceanGate, atraiu a atenção mundial ao realizar uma expedição turísticas às profundezas do oceano, incluindo visitas ao local do naufrágio do RMS Titanic (1912).
Porém, as consequências foram trágicas. O submarino implodiu com os cinco tripulantes: o empresário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, o fundador da OceanGate Stockton Rush e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeoletpessoas.
+ Desaparecimento de ‘submarino do Titanic’ completa um ano; bilionários morreram em implosão
+ Submarino Titan: ex-conselheiro da OceanGate afirma que tripulantes souberam de problema antes da implosão
Nas principais plataformas de streaming já é possível conhecer mais detalhes do Titanic e dos abismos oceânicos. Veja abaixo uma lista de documentários sobre o Titanic:
Além do clássico filme “Titanic” (1998), baseado no naufrágio da embarcação, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o direto James Cameron também explorou os restos do navio outras 33 vezes. Por seu conhecimento sobre o tema, ele então esteve a frente de outros projetos.
O cineasta é responsável pelo documentário “Fantasmas do Abismo” (2003), disponível na Netflix. Nele, o diretor e o ator Bill Paxton, que viveu o explorador Brock Lovett em “Titanic”, exploram as ruínas e destroços da embarcação. Cientistas, historiadores e outros cineastas contribuem para esclarecer curiosidades sobre a embarcação.
“Mission Blue” (2014), disponível na Netflix, é outro projeto de Cameron com a oceanógrafa Sylvia Erle. O documentário mostra a luta contra a pesca abusiva e o despejo irregular de resíduos tóxicos nos mares. O filme ganhou um Emmy no ano seguinte, na categoria Notícias e Documentário.

Cena do documentário ‘Mission Blue’ (2014), disponível na Netflix
Ele também esteve ao lado do também cineasta israelense-canadense Simcha Jacobovici com “Atlântida – A Cidade Perdida” (2017), disponível na Disney+. O longa documental mostra a jornada em busca da lendária cidade perdida de Atlântida. Nesse projeto, a dupla usou como base o trabalho do filósofo Platão, do século IV A.C., como um mapa do tesouro para explorar os mares.

“No Coração do Naufrágio” (2022), disponível no Discovery+ e Apple TV
Outras produções que abordaram a história do navio são: “No Coração do Naufrágio” (2022), disponível no Discovery+ e Apple TV, em um dos episódios da série “Inexplicável” (2020), do History Channel, com William Shatner, o capitão Kirk, de “Star Trek”, disponível gratuitamente no YouTube, e “De Volta ao Titanic” (2020), para assistir no Disney+.