Nesta sexta-feira (22), o criminoso Fernando Rodrigues e Silva, que atuava no tráfico de drogas do Morro da Formiga, na Tijuca, no Rio de Janeiro, foi preso por policiais militares da UPP Formiga e levado para a 19ª DP (Tijuca).

Segundo informações da polícia, o traficante também trabalhava como vigilante em uma agência bancária. Ele exercia a profissão há pelo menos oito anos e era funcionário de uma empresa de segurança.

Fernando foi preso após aparecer em um vídeo portando um fuzil pelas ruas da comunidade, próximo de pontos de venda de drogas. A polícia acredita que ele teria grande relevância na hierarquia da facção que atua no local. Com ele, agentes apreenderam uma pistola, munições, um colete e até a Carteira Nacional do Vigilante.

Gabriel Ferrando, delegado titular da 19ª DP, disse ao RJ1, da TV Globo, que a situação gerou surpresa entre os investigadores. “Eu nunca vi um elemento empunhar um armamento com tanta desenvoltura em uma comunidade e, ao mesmo tempo, possuir um vínculo profissional e sequer uma anotação criminal. O nível, a desenvoltura, a tranquilidade com a qual ele caminhava na comunidade com a arma de alto poder lesivo chamou muito a atenção da polícia e deixou evidente o vínculo desse indivíduo com os criminosos locais”, contou.

De acordo com Ferrando, ainda será investigado se Rodrigues compartilhava informações sobre a instituição onde trabalhava com outros criminosos. “Não descartamos essa possibilidade. As investigações seguem justamente para identificar se há outro crime patrimonial relacionado a atuação dele”, afirmou.

Fernando deve responder por porte ilegal de armas e associação para o tráfico de drogas.