Um homem de 40 anos, de Roraima, é o primeiro brasileiro extraditado para os Estados Unidos pelo crime de tráfico de drogas, de acordo com informações da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), obtidas com exclusividade pela RecordTV.

De acordo com a reportagem, Trevor Rodrigues integrou quadrilhas especializadas em traficar cocaína desde a costa da Colômbia até os estados do sul dos EUA, e era investigado pela DEA, a agência norte-americana antidrogas.

Ele foi detido em fevereiro de 2019, em Bogotá, capital da Colômbia, e em março de 2020, foi extratitado para os EUA. Atualmente, ele cumpre pena em uma prisão no estado de Ohio.

À reportagem, o defensor público federal responsável pelo setor de extradições, Gustavo Zortéa da Silva, explicou que Trevor só foi extraditado por ter sido detido na Colômbia, pois a Constituição brasileira determina que nenhum brasileiro nato pode ser extraditado uma vez que tenha sido detido em território nacional.

“Se ele for brasileiro nato e se tivesse sido preso no Brasil, ele não seria extraditado. Ele só foi extraditado porque efetivamente estava em outro território que não o território da nacionalidade originária dele, que é o Brasil”, explica.