Mundo

Traficante irlandês perde códigos de bitcoin de 46 milhões de libras escondidos em caixa de pesca

Crédito: Reprodução

Clifton Collins, um traficante de drogas irlandês de 49 anos, precisava esconder seus códigos de bitcoin avaliados em 46 milhões de libras, já que os ganhos foram obtidos ilegalmente. Collins teve a ideia de registrar em uma folha os dados e guardar em uma caixa de pesca, na sua casa alugada, na Irlanda.

O problema é que o traficante foi preso com uma boa quantidade de maconha em seu carro, um tempo depois de esconder os códigos. Collins foi condenado a cinco anos de prisão, conforme apuração do jornal britânico The Guardian.

Com isso, a casa foi liberada para o proprietário e os bens do traficante, inclusive a caixa, foram levados a um depósito. Sem os códigos, as contas não podem ser acessadas.

Para piorar, alguns objetos do preso foram levado a um lixão e a caixa estava entre os itens. Os resíduos do lixo são enviados à Alemanha e a China para serem incinerados. O acessório nunca mais foi encontrado.

Collins confidenciou aos guardas que aceitou perder a fortuna e considera a punição justa por sua própria estupidez. Além disso, o tribunal de Dublin, na Irlanda, decidiu que o criminoso perdeu as contas por serem obtidas através de meios ilícitos.

Para atingir a fortuna em bitcoins, Collins vendeu maconha e angariou recursos para comprar 6 mil bitcoin em 2011. Depois, ele aproveitou a disparada da moeda e em seguida tentou proteger a quantia de hackers, o que se revelou um erro após ele perder a caixa com os códigos das contas.