O traficante brasileiro Ygor Daniel Zago, conhecido como o “Hulk”, foi preso em um condomínio de luxo em Cascais, cidade próxima a Lisboa, em Portugal.
Segundo a coluna Portugal Giro, do jornal O Globo, o traficante aguardava em Portugal a decisão sobre um recurso contra a condenação a 29 anos de prisão por tráfico de drogas internacional, no Brasil.
+ Após represálias, mãe de menino que teve dedos decepados em Portugal muda de cidade
A Unidade de Informação Criminal, da Polícia Judicial, prendeu o criminoso e a esposa, identificada apenas como Fernanda, durante o cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Brasil.
Os mandados internacionais são pela “prática dos crimes de associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro” de uma facção criminosa brasileira.
De acordo com a Polícia Judicial, a partir da cidade de Cascais, o traficante gerenciava os seus negócios e vivia tranquilamente. Nas contas bancárias de Ygor foram detectadas “fundos ilícitos da organização criminosa, auxiliando assim na ocultação de bens e valores”.
O traficante é apontado como o líder de um esquema de contrabando de combustíveis. “Em 2023, a partir da apreensão de 30 mil litros de metanol, a investigação levou à descoberta de uma organização criminosa, envolvida no comércio de combustível adulterado com metanol, corrupção de funcionários públicos e ocultação de bens e fundos derivados dessas atividades ilícitas”.
O traficante brasileiro deve ser levado ao tribunal de Lisboa, onde serão decididas as medidas de detenção até que possa ser extraditado.