Geral

Trabalhadores em condição análoga à escravidão são resgatados de empresa

Crédito: Divulgação

Trabalhando em condições análogas à escravidão de dois empreendimentos da MRV Engenharia em São Leopoldo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, 16 trabalhadores foram resgatados em uma operação de fiscalização. Rubens Menin, fundador da CNN Brasil e do Banco Inter, é o dono da MRV. As informações são do UOL.

Segundo a fiscalização, os funcionários eram aliciados em cidades do interior do Maranhão. Eles precisavam pagar até R$ 500 pela vaga, o que é proibido por lei, e recebiam promessas de salários e boas condições de trabalho. As vítimas só percebiam que eram enganadas quando chegavam aos empreendimentos.

Na tentativa de abandonar o falso trabalho, os funcionários logo percebiam que a empresa não fornecia recursos para voltarem para suas cidades de origem e, como não tinham dinheiro, continuavam trabalhando.

O Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul pontuou que as vítimas “vinham sofrendo descontos em cobrança por uma ‘cesta básica’, o que diminuía ainda mais as chances de os trabalhadores conseguirem reunir as condições para abandonar o lugar e voltar ao estado”.

A MRV Engenharia foi notificada e vai ter que pagar os direitos trabalhistas das 16 vítimas, a começar pelo deslocamento para suas cidades no Maranhão. A empresa ainda terá de pagar a diferença entre o que foi oferecido no momento do aliciamento e o que vinha sendo pago aos funcionários. Os trabalhadores receberão três meses de seguro desemprego, direito assegurado às vítimas da escravidão contemporânea.

Por meio de comunicado, a MRV disse que “não compactua com nenhuma irregularidade na contratação de colaboradores”, que “suspendeu imediatamente o contrato com a empresa de recrutamento” e que “apresentou todos os esclarecimentos e documentos que comprovam que os trabalhadores foram contratados de forma regular”.

Esta não é a primeira vez que a MRV se envolve em casos do tipo. Segundo o colunista do UOL Leonardo Sakamoto, já houve resgates em obras da empresa em Macaé (RJ), em 2014, Contagem (MG), em 2013, Americana e Bauru (SP) e Curitiba (PR), em 2011.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais