TPM pode ser a causa do seu mau hálito; saiba como evitar

Freepik
Foto: Freepik

A TPM traz muitas consequências ao bem-estar feminino, como o mau humor. Mas você sabia que mau hálito também pode ser resultado desse período? É o que explica Patrícia Almeida, dentista e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

+ 5 efeitos negativos do tabagismo na saúde bucal

+ Perda dos dentes é maior entre as mulheres; entenda e saiba como evitar

Segundo a especialista, as alterações hormonais durante a TPM podem desencadear em desequilíbrio hídrico no corpo. Assim, além de favorecer o inchaço, causa diminuição na produção de saliva, cuja função é manter a boca lubrificada, realizando uma pré-limpeza oral e ajudando na remoção de bactérias e outros organismos causadores das cáries

“Sem esse equilíbrio hídrico e essa limpeza, essas bactérias e organismos vão se acumulando, formando a placa bacteriana. O fundo da língua começa a ficar esbranquiçado, formando a saburra lingual. E aí aparece a halitose (mau hálito)”, pondera.

Contudo, a TPM não é a única possível causadora do mau cheiro bucal. Segundo o “Tua Saúde”, outras condições também podem contribuir para isso, como problemas estomacais, infecções na garganta ou sinusite, dentadura, sujeira na língua, cáries ou outros problemas dentais, jejum alimentar e até certos alimentos (brócolis, couve galega e couve-flor).

Como evitar o mau hálito durante a TPM

Essa consequência pode perdurar até a menstruação. Por isso, é importante tomar as medidas adequadas durante o ciclo para evitar o mau hálito. A recomendação de Patrícia é focar na hidratação, aumentando o consumo de água nesse período. 

Embora o desejo por alimentos doces e gordurosos aumente durante a TPM, a alimentação requer atenção, pois também pode influenciar na halitose. Portanto, a especialista indica apostar em uma dieta equilibrada, com alimentos ricos fibras, para amenizar a produção da placa bacteriana. 

+ 5 maneiras para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes

“A maçã pode ser incluída no cardápio, pois ela é considerada um alimento detergente, que contribui para a manutenção da saúde bucal”, destaca a dentista.

Além disso, não esqueça de redobrar os cuidados diários com a higiene bucal. Isso inclui, ainda, manter a rotina de limpeza no dentista a cada três meses, se possível.