Economia

Toyota inicia exportação do modelo Etios para o Peru

A Toyota informou nesta terça-feira, 12, que começou a exportar para o Peru o modelo Etios, montado na fábrica de Sorocaba. A decisão é tomada em meio a uma crise do mercado de veículos brasileiro, onde as vendas totais acumulam recuo de 25,4% no primeiro semestre deste ano, segundo a Fenabrave. Para compensar a fraqueza da demanda interna e reduzir a ociosidade da produção, as montadoras têm buscado ampliar suas vendas no exterior.

Com o início das exportações do Etios para o Peru, o país andino tornou-se o quarto destino comercial do veículo. O modelo é vendido para a Argentina desde novembro de 2013 e para Paraguai e Uruguai desde outubro de 2014. Não há previsão do volume que será exportado para o Peru. A ideia é embarcar o modelo conforme a demanda dos peruanos.

A assessoria de comunicação da montadora explicou que a decisão não tem relação com o acordo de livre comércio assinado em abril entre Brasil e Peru. Trata-se de uma tentativa de aproveitar a presença de uma distribuidora da Toyota no país, a Toyota del Peru.

A montadora exportou, de janeiro até junho deste ano, 20.904 veículos, 16% a mais que o total exportado durante igual período de 2015. Do volume somado no primeiro semestre de 2016, 11.137 são unidades do modelo Etios, um crescimento de 44% em relação aos 7.690 veículos exportados no primeiro semestre do ano passado.

Em 2015, a marca distribuiu 39 mil veículos aos países com quem detém parceria comercial no continente sul-americano. Para este ano, a Toyota espera exportar 42 mil unidades, aumento de 7% em comparação com 2015, sendo 26 mil apenas com o modelo Etios.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel