O Tottenham venceu por 3 a 0 o Borussia Dortmund, nesta quarta-feira em Londres, e abriu uma enorme vantagem para o jogo de volta das oitava de final da Liga dos Campeões, no dia 5 de março na Alemanha.

Todos os gols dos Spurs foram marcados no segundo tempo da partida, com o sul-coreano Son Heung-min abrindo o placar (47 minutos) e o belga Jan Vertonghen (83) e o espanhol Fernando Llorente (86) ampliando nos minutos finais.

Depois de três vitórias seguidas no Campeonato Inglês, no qual é o terceiro colocado, o Tottenham mostrou que continua atravessando ótima fase.

Já o Dortmund, líder da Bundesliga, chegou ao quarto jogo consecutivo sem vitória em todas as competições, em um mês de fevereiro complicado e marcado por uma precoce eliminação na terceira rodada da Copa da Alemanha.

Do lado inglês, vale ressaltar que a equipe do técnico argentino Mauricio Pochettino vem em disparada mesmo sem poder contar com dois de seus principais jogadores: Harry Kane e Dele Alli, ambos lesionados.

Sem os dois atacantes, Son tem assumido com louvor as responsabilidades de colocar a bola para o fundo dos gols adversários: são agora 11 gols nas últimas 12 partidas para o sul-coreano.

O resultado tem também um sabor de vingança para os Spurs, que na temporada passada foram eliminados pelo Borussia Dortmund nas oitavas de final da Liga Europa.

– Equilíbrio em Wembley –

Empurrado pela fanática torcida em Wembley, o Tottenham começou a partida imprimindo seu ritmo, com uma marcação alta e um domínio da posse de bola, mas encontrando enorme dificuldade para se aproximar do gol do Borussia.

Sem os machucados Kane e Dele Alli, Ericksen e Son pareciam sobrecarregados nas funções de criação e finalização das jogadas inglesas.

Já os alemães demoraram cerca de 20 minutos para aperfeiçoar a saída de bola e encontrar espaços para contra-atacar os donos da casa. Nesse panorama, os visitantes foram mais perigosos no primeiro tempo, mas Lloris conseguiu defender sem grandes dificuldades os chutes de Witsel (19) e Delaney (34).

Nesse cenário, a melhor oportunidade de abrir o placar na primeira etapa veio dos pés do único brasileiro em campo: aos 6 minutos, Lucas Moura ficou com a sobra de uma rebatida dentro da área do Borussia e arriscou um bonito sem-pulo que passou raspando pelo ângulo do gol alemão.

– Avalanche inglesa –

Na volta do intervalo, o primeiro lance do segundo tempo mudou completamente o panorama da partida. Com um minuto de jogo, os Spurs pressionaram a saída de bola do Borussia com sucesso e abriram o placar.

Na jogada, Lucas ficou com a bola e tocou para Vertonghen, que cruzou na medida para Son completar para as redes sem marcação.

O gol abalou a confiança alemã e inflamou os Spurs, que partiram ao ataque em busca de uma vantagem mais confortável para o jogo de volta. Assim, os ingleses criaram inúmeras chances de ampliar o placar.

Aos 12, Zanadou apareceu para travar chute praticamente sem goleiro de Eriksen. Aos 15, Burki defendeu cabeçada perigosa de Vertonghen. Aos 30, Lucas arriscou uma bomba de fora da área e Delaney colocou o corpo na frente para impedir o gol.

A avalanche inglesa em campo era tão grande que o Borussia acabou levando um caldo.

Aos 37, o zagueirão Vertonghen, em grande partida improvisado na ala esquerda, conseguiu completar um cruzamento de Aurier para marcar o segundo gol do Tottenham e, três minutos depois, Llorente cabeceou com precisão um escanteio cobrado por Eriksen: 3 a 0 Spurs e classificação inglesa para as oitavas de final praticamente selada.

bur/am