A TotalEnergies pagará US$ 48 milhões como parte de um acordo com a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), o órgão americano que regulamenta o setor de futuros e opções. O acordo é decorrente de uma suposta tentativa de março de 2018 de manipular o mercado de futuros de gasolina EBOB, informou a agência dos EUA nesta terça-feira, 27.

Em uma ordem que protocola e liquida encargos contra a empresa, a CFTC alega que durante março de 2018 a Total vendeu EBOB físico a preços abaixo do que os compradores indicaram que pagariam, a ação teve como objetivo manipular uma referência de preço e aumentar o valor de posições vendidas em futuros vinculados a EBOB liquidados em março. EBOB é um tipo de gasolina usada principalmente em automóveis na Europa.

A CFTC alega que nas semanas que antecederam março de 2018, uma mesa de negociação em Genebra estabeleceu uma grande posição vendida em futuros NYMEX e ICE vinculados a EBOB para março. Ao concordar em resolver as acusações, a Total não admitiu ou negou as alegações. A empresa não respondeu a um pedido de comentário na terça-feira à tarde. Fonte: