O diretor de processos públicos do Reino Unido, Max Hill, disse nesta quinta-feira (26), que quem tossir de propósito em equipes de segurança e lojistas pode ficar preso por dois anos, conforme apuração do G1.

Em comunicado, o diretor de processos públicos afirmou que “trabalhadores de emergência são mais essenciais do que nunca, à medida que a sociedade se reúne para combater a pandemia de coronavírus”.

“Estou, portanto, chocado com relatos de policiais e outros trabalhadores na linha de frente serem deliberadamente alvo de pessoas que alegam ter Covid-19. Deixe-me ser bem claro: isso é um crime e precisa parar”, disse Hill.

Um caso deste mau exemplo é um homem, de 45 anos, preso por tossir em policiais na capital inglesa. Além dele, outro suspeito também foi detido por ameaçar cuspir em policiais em Blackburn, na Inglaterra.

A medida vem ao encontro do momento em que os hospitais públicos de Londres enfrentam a chegada contínua de infectados pelo coronavírus. Além disso, as equipes de saúde também devem sofrer baixas por conta do Covid-19.

Até o momento, O Reino Unido já soma 460 mortes pelo coronavírus e cerca de 9,6 mil casos, de acordo com cálculos da universidade norte-americana Johns Hopkins.