A cada pré-temporada, os principais clubes da Europa testam a sua popularidade em amistosos e treinos nos mais diversos – e ricos – cantos do mundo. Seduzidos por milhões de dólares, Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Bayern de Munique, entre outros, se acostumaram a fazer a preparação para o longo ano de competições em países como Catar, Estados Unidos, China, Japão e Emirados Árabes Unidos. Só que, neste meio de ano, um único torneio reunirá estes e outros gigantes do Velho Continente: a International Champions Cup.

Em sua quinta edição, o torneio amistoso está maior do que nunca. Serão 15 dos maiores clubes do planeta divididos em três sedes – Estados Unidos, China e Cingapura -, em busca de um bom início de trabalho na temporada, mas, principalmente, de expandir suas marcas e lucrar com a generosa oferta financeira da organização.

“A International Champions Cup oferece a chance de começar a temporada disputando um troféu, enquanto o clube expande sua marca, e jogando diante de alguns dos maiores públicos no esporte. Os times compraram nossa visão do torneio, já que podem enfrentar as principais equipes do mundo, ter acesso às melhores instalações de treinamento e se conectar com os fãs”, exaltou o presidente da Relevant Sports, organizadora do torneio, Charlie Stillitano.

O torneio contará com 15 times e terá 19 partidas disputadas entre esta terça-feira e o próximo dia 30. São eles: Real Madrid, Barcelona, Juventus, Roma, Manchester United, Manchester City, Tottenham e Paris Saint-Germain, que jogarão nos Estados Unidos; Milan, Internazionale, Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Lyon e Arsenal, na China; e Chelsea, que disputará a chave do torneio em Cingapura com Bayern e Internazionale.

Se a presença destes clubes já seria suficiente para atrair torcida, cotas de tevê e publicidade para o torneio, em 2017 a International Champions Cup aposta nos grandes clássicos nacionais, com destaque para Real Madrid x Barcelona, que será disputado no próximo dia 29, em Miami. Manchester City e Manchester United também se enfrentarão, na próxima quinta-feira, em Houston, assim como Roma e Juventus, no dia 30, em Foxborough.

“Ninguém oferece o calibre das partidas que oferecemos todos os dias. A gente acredita fortemente que a quinta edição do torneio será a de maior sucesso e a mais divertida. Estamos trazendo o clássico espanhol e o dérbi de Manchester para os Estados Unidos pela primeira vez. Para os fãs apaixonados por futebol nestas sedes, é a chance de ver os melhores clubes e jogadores do mundo sem ter que fazer longas viagens”, afirmou Charlie Stillitano.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Perguntado sobre o valor desembolsado para tirar estes gigantes de seus países, o dirigente se esquiva: “Não revelamos detalhes financeiros”. Mas ele próprio admite: “Posso dizer que estamos muito felizes com o retorno destes clubes, das sedes e, principalmente, dos fãs”.

Prova do sucesso na aceitação do torneio pelo público aconteceu em edições anteriores. Em 2014, Real Madrid e Manchester United duelaram diante de 109.901 pessoas em Michigan, quebrando o recorde de presentes em uma partida de futebol nos Estados Unidos. Um ano mais tarde, Real Madrid e Manchester City se enfrentaram aos olhos de 99.382 pessoas em Melbourne, na Austrália.

Com cada vez mais clubes de expressão e atenção da mídia, Charlie Stillitano comemora o sucesso e projeta voos ainda mais altos no futuro. “Sentimos que o reconhecimento e o prestígio à competição vão continuar crescendo a cada ano, enquanto seguirmos levando os melhores clubes aos melhores estádios do mundo”.

Confira as partidas da International Champions Cup:

Estados Unidos

19/7 – Roma x Paris Saint-Germain – Detroit, Michigan

20/7 – Manchester United x Manchester City – Houston, Texas

22/7 – Juventus x Barcelona – East Rutherford, New Jersey

22/7 – Paris Saint-Germain x Tottenham – Orlando, Flórida

23/7 – Real Madrid x Manchester United – Santa Clara, Califórnia

25/7 – Tottenham x Roma – Harrison, New Jersey


26/7 – Barcelona x Manchester United – Landover, Maryland

26/7 – Paris Saint-Germain x Juventus – Miami, Flórida

26/7 – Manchester City x Real Madrid – Los Angeles, Califórnia

29/7 – Manchester City x Tottenham – Nashville, Tennessee

29/7 – Real Madrid x Barcelona – Miami, Flórida

30/7 – Roma x Juventus – Foxborough, Massachusetts

China

18/7 – Milan x Borussia Dortmund – Guangzhou

19/7 – Bayern de Munique x Arsenal – Xangai

22/7 – Bayern de Munique x Milan – Shenzhen

24/7 – Inter de Milão x Lyon – Nanquim

Cingapura


25/7 – Chelsea x Bayern de Munique – Cingapura (capital)

27/7 – Bayern de Munique x Inter de Milão – Cingapura (capital)

29/7 – Chelsea x Inter de Milão – Cingapura (capital)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias