Tornados deixam oito mortos nos Estados Unidos

Pelo menos oito pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na passagem de vários tornados pelo centro dos Estados Unidos, informaram as autoridades.

Quatro mortes aconteceram em Oklahoma e quatro no estado de Michigan, no meio-oeste do país.

O gabinete do xerife do condado de Branch informou que um tornado tocou o solo perto de Union City, no sul de Michigan, na sexta-feira, uma tragédia que deixou três mortos e 12 feridos.

Quase 80 quilômetros a oeste, autoridades do condado de Cass informaram que uma pessoa morreu e várias ficaram feridas após a passagem de outro tornado.

A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, anunciou na noite de sexta-feira a ativação de um centro estadual de operações de emergência para coordenar uma resposta ao clima severo no sudoeste do estado.

As mortes em Oklahoma devido ao clima extremo foram registradas na quinta e na sexta-feira.

“O clima severo atingiu o Condado de Major ontem à noite e, tragicamente, tirou a vida de uma mãe e sua filha”, publicou o governador Kevin Stitt no X, enquanto o xerife do condado de Okmulgee, Eddy Rice, informou que duas pessoas morreram na passagem de um tornado que atingiu a localidade de Beggs na noite de sexta-feira.

jgc/roc/lpa/cr/arm/fp