Tornado destrói mais de 300 construções e deixa famílias desalojadas no RS

Defesa Civil RS
Fenômeno ocorreu na tarde da sexta-feira, 9 Foto: Defesa Civil RS

Um tornado que atingiu o município gaúcho de Erval Grande na tarde da última sexta-feira, 9, destruiu mais de 300 construções, deixou 55 famílias desalojadas e causou pânico entre os moradores. Apesar do susto, ninguém se feriu.

A prefeitura decretou situação de emergência. Outros 38 municípios da região foram atingidos na mesma tarde por chuvas e rajadas intensas de vento, mas sofreram menos estragos.

Moradores de Erval Grande narraram que o tempo começou a mudar por volta das 15h, quando começou a garoar no município de 5 mil habitantes. Em poucos minutos, porém, as nuvens se tornaram mais densas e o fenômeno começou.

O fenômeno durou cerca de 20 minutos e, segundo a Defesa Civil municipal, 285 casas ou lojas e 23 galpões foram ao menos parcialmente destruídos. Quase 50 quilômetros de fiação elétrica do município foram danificados, árvores caíram e estradas de acesso à zona rural foram interditadas.

A prefeitura decretou situação de emergência no sábado, 10, e já começou os trabalhos de reconstrução.

Analisando dados do radar meteorológico de Chapecó (SC), agentes da Defesa Civil de Erval Grande concluíram se tratar de um tornado, que “ocorreu após o transporte de calor e umidade vindos do Norte do País, aliado ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão e ao deslocamento de uma frente fria”, informou o órgão em comunicado. “Estes tipos de sistemas são responsáveis pela ocorrência de temporais severos, que culminam em grandes acumulados de precipitação, além de rajadas de vento intensas”, concluiu.