Tornado deixa 6 mortos e mais de 430 feridos no Paraná

Tornado deixa 6 mortos e mais de 430 feridos no Paraná

"DefesaRio Bonito do Iguaçu, a cerca de 300 km das Cataratas, é o município mais atingido pelos ventos de até 250km/h, com cinco mortos e destruição de casas, edifícios e veículos.Ao menos seis pessoas morreram e mais de 430 ficaram feridas nesta sexta-feira (07/11) com a passagem de um tornado pelo Centro-Sul do Paraná, segundo a Defesa Civil do estado.

Cinco mortes foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos e duas mulheres com idades de 14 e 47 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.

O município mais atingido foi Rio Bonito do Iguaçu, que tem 14 mil habitantes, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná. A Defesa Civil estimou que quase 80% da cidade foi destruída.

Imagens divulgadas pela imprensa brasileira mostram que o vento virou vários carros, derrubou árvores e destruiu casas e edifícios inteiros na cidade, a cerca de 300 km das Cataratas do Iguaçu.

A Defesa Civil do Paraná estimou que os ventos atingiram velocidades entre 180 km/h e 250 km/h.

"É uma zona de guerra", disse o coronel Fernando Schunig, diretor da Defesa Civil do Paraná, ao portal de notícias G1.

"A possibilidade de mais vítimas é alta. Infelizmente, esse tornado atingiu o perímetro urbano da cidade, e quando esses eventos ocorrem em áreas urbanas, os danos são realmente extensos e muito letais", disse Schunig.

As vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, que fica a cerca de 20 km. Pacientes que precisarem de transferência estão sendo levados para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava.

Ciclone extratropical

Segundo as autoridades, o tornado, com fortes ventos e granizo, resultou do deslocamento de um ciclone extratropical do continente para o oceano.

O Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta de perigo de tempestade para o fim de semana em todo o Paraná, bem como para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil do estado de São Paulo, emitiu nesta quinta-feira um alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira e sábado em razão do ciclone extratropical.

No Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para a orla da capital fluminense devido à chegada do ciclone extratropical. O fenômeno terá início na tarde deste sábado e deverá durar até a noite de domingo. As ondas podem atingir 3,5 metros de altura e serão acompanhadas de ventos de até 100 km/h.

as (AFP, Lusa, OTS)