Comportamento

Torcida virtual

Sem torcida, DJ’s e locutores assumiram a função de apoiar suas equipes de futebol: fórmula faz sucesso no Campeonato Brasileiro

Crédito: Divulgação

TORCIDA SIMULADA Operadores de áudio levam a emoção para os estádios: reproduzem gritos e cânticos (Crédito: Divulgação)

Os jogos de futebol estão diferentes desde o início da pandemia. A impossibilidade dos torcedores apoiarem seus times nas arquibancadas por conta das medidas sanitárias fez com que novos personagens ganhassem espaço durante os jogos: Dj’s e locutores de estádios.

A iniciativa que começou na Europa tomou conta do País desde a reta final dos campeonatos estaduais, cerca de dois meses atrás e se popularizou no Campeonato Brasileiro 2020. Em palcos como Neo Química Arena, casa do Corinthians, Allianz Parque, do Palmeiras e no glamoroso Maracanã, palco que recebe o Flamengo, os operadores de áudio reproduzem os gritos da torcida, cânticos clássicos e claro, o grito do gol.

“Eu sou locutor do Palmeiras há seis anos. Antes de eu entrar na locução, não era comum comemorar os gols, mas, depois, criamos um trabalho diferenciado”, afirma Marcos Costi, locutor e DJ no Allianz Parque. “Colocar os sons da torcida minimiza esse vácuo e o momento ruim que estamos vivendo. Outros estádios copiaram nossa forma de trabalhar”, ressalta.

“Os outros estádios copiaram a forma como comemoramos os gols” Marcos Costi, locutor do Allianz Parque (Crédito:Divulgação)

Presença importante

Segundo o site Onefootball, especializado em estatísticas de futebol, o Brasileirão 2019 teve média de 22,340 mil torcedores por jogo. Hoje, contando jogadores, comissão técnica, juízes e funcionários do estádio, o número de pessoas presentes nas arenas não é nem 1% da média com as torcidas presentes, fator que comprova a importância dos operadores de áudio. “Espero continuar presente no Allianz por muitos anos”, ressalta Marcos. Por hora, os operadores de áudio representam o mais próximo da emoção costumeira causada pelas torcidas nos estádios. Basta ouvir para sentir.

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Veja as motos maxtrail mais vendidas em 2020

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago