Torcedores do Peñarol protagonizaram cenas de terror na orla da praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O conflito aconteceu no início da tarde desta quarta-feira, 23, horas antes da partida da equipe uruguaia contra o Botafogo, pelo jogo de ida pela semifinal da Libertadores.

De acordo com a Polícia Militar, a confusão teria começado após um torcedor do Peñarol furtar um celular dentro de uma padaria. O crime foi flagrado por uma câmera de segurança do estabelecimento. A corporação, que escoltava a torcida do clube uruguaio, prendeu o infrator em flagrante, dando inicio a “revolta” dos uruguaios.

Após o inicio da confusão, as cenas seguintes foram marcadas por depredação, brigas e “terror”. Torcedores aurinegros, muitos com os rostos cobertos, passaram a atacar policiais e banhistas.

As cenas da batalha se estenderam pela orla do Rio de Janeiro. Além disso, alguns quiosques foram saqueados e destruídos. Mesas e cadeiras de plástico foram usadas como armas e escudos durante o confronto. Uma moto chegou a ser incendiada. O ônibus que levou os torcedores do Peñarol também foi incendiado.

O tumulto foi contido com a chegada do reforço de viaturas e policiais militares. Mais de 200 torcedores foram presos. O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que eles serão expulsos da cidade e não poderão comparecer ao confronto no estádio Nilton Santos diante do Botafogo.

Jogador do Flamengo flagrado na confusão

O lateral direito do Flamengo, Guillermo Varela, foi flagrado no Recreio dos Bandeirantes durante a confusão. Em vídeos, que circulam nas redes sociais, Varela é revistado pela PM do Rio, próximo ao seu veículo, que também foi averiguado. O jogador iniciou sua carreira no clube uruguaio em 2010. Veja o momento:

 

Em nota, o Flamengo Comunicou que o “o lateral recebeu a ligação de dois amigos e foi retirá-los da confusão formada na Praia do Recreio”. Ainda não há informações concretas sobre o envolvimento do jogador no tumulto. Confira a nota do Flamengo:

O jogador também usou as redes sociais para se manifestar. Em texto, publicado em seu Instagram, Varela admitiu que estava presente na Praia do Recreio e confirmou a versão dada anteriormente pelo Flamengo. Ele pediu desculpas pelo mal entendido e afirmou que “não participou de nenhum ato de violência”. Veja:

A partida

O primeiro confronto da semifinal da Libertadores entre Botafogo e Peñarol acontece nesta quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos. A expectativa é de um policiamento reforçado para a realização da partida após as cenas lamentáveis protagonizadas durante a tarde.