Toffoli propõe criação de GT com Esfera Brasil para debater cibersegurança

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Toffoli propõe criação de GT com Esfera Brasil para debater cibersegurança

Ministro Dias Toffoli participa do Fórum Esfera Brasil
Ministro Dias Toffoli participa do Fórum Esfera Brasil Foto: Leandro Mazzini

Um ambiente de debate no conceito judicial, de gestão pública e corporativo privado para dar segurança jurídica a pessoas e empresas na Internet. Esse foi o foco do breve discurso do ministro do STF Antônio Dias Toffoli na abertura do 2° Fórum Esfera Brasil.

Toffoli participou virtualmente, com imagem no telão da plenária no Casa Grande Hotel no Guarujá, para uma plateia lotada de empresários e gestores públicos.

“A criação de um grupo de trabalho com o Esfera me parece uma ideia a ser implementada, tanto no setor público como no privado, em defesa da soberania nacional”, disse o ministro ao falar do tema cibersegurança.

A palavra tem ganhado mais destaque ao passo que diferentes crimes têm sido cometidos em várias frentes, e a cada dia mais de difícil combate tecnológico. Até pelo que depende da polícia.

Também no debate, o senador Ângelo Coronel (BA) propôs criar no Código Penal a tipificação do crime de extorsão digital. Citou como exemplo a invasão de e-mails de executivos da JBS por uma concorrente, e sequestro de dados de grandes redes do varejo.