Um ambiente de debate no conceito judicial, de gestão pública e corporativo privado para dar segurança jurídica a pessoas e empresas na Internet. Esse foi o foco do breve discurso do ministro do STF Antônio Dias Toffoli na abertura do 2° Fórum Esfera Brasil.

Toffoli participou virtualmente, com imagem no telão da plenária no Casa Grande Hotel no Guarujá, para uma plateia lotada de empresários e gestores públicos.

“A criação de um grupo de trabalho com o Esfera me parece uma ideia a ser implementada, tanto no setor público como no privado, em defesa da soberania nacional”, disse o ministro ao falar do tema cibersegurança.

A palavra tem ganhado mais destaque ao passo que diferentes crimes têm sido cometidos em várias frentes, e a cada dia mais de difícil combate tecnológico. Até pelo que depende da polícia.

Também no debate, o senador Ângelo Coronel (BA) propôs criar no Código Penal a tipificação do crime de extorsão digital. Citou como exemplo a invasão de e-mails de executivos da JBS por uma concorrente, e sequestro de dados de grandes redes do varejo.