Toffoli anula procedimentos da Lava Jato contra Vaccari

Agência Brasil
O ex-tesoureiro do PT João Vacari Neto Foto: Agência Brasil

Os procedimentos da Operação Lava Jato contra José Vaccari, ex-tesoureiro do PT, foram anulados pelo ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta sexta-feira, 15. O magistrado entendeu que houve irregularidades nas investigações contra Vaccari.

Vaccari foi acusado pela força-tarefa de procuradores da Lava Jato de supostos recebimentos de vantagens indevidas do grupo Keppel Fels, empresa que tinha contratos com a Petrobras e também foi investigada na operação. As supostas irregularidades teriam ocorrido em 2010.

+ Estaleiro acusado na Lava Jato por propinas fecha acordo de R$ 728,3 milhões

+ PlatôBR: Em tom paternal, Lula dá bronca e aconselha PT para sua reeleição

Toffoli atendeu ao pedido dos advogados para estender a Vaccari as decisões anteriores do ministro que também anularam atos assinados pelo ex-juiz Sergio Moro, então titular da 13ª Vara Federal em Curitiba.

Para o ministro, houve “conluio” entre Sérgio Moro e integrantes do Ministério Público. “A partir de circunstância objetiva envolvendo o prévio acerto entre acusação e magistrado para deflagração de operações policiais que tinham como alvos o ora requerente”, escreveu.

Na decisão de hoje, Toffoli aplicou os precedentes da Corte que consideraram Moro parcial para proferir as sentenças contra os réus das investigações, entre eles os ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu.