Após o cantor Vitão, que ultimamente tem falado abertamente sobre sua sexualidade, revelar em uma entrevista que sente prazer anal e destacar o tabu gigantesco que existe no universo masculino sobre o assunto, a IstoÉ Gente procurou o urologista Matheus Groner, Especialista em Reprodução Humana e Médico Assistente da UNIFESP e EPM, que explicou tudo sobre o tema.

“A gente fala muito pouco e ainda é um tabu gigantesco. Desde sempre a gente entende que se alguém passar perto do nosso c*, já é rotulado de alguma coisa. Eu tenho descoberto meu corpo cada vez mais, o prazer de formas infinitas”, disse Vitão.

“Podemos sentir prazer de muitas formas e não só sexualmente. Mas a gente se prende ao sexo heteronormativo, homem, mulher, penetração e gozou. Acabou. A zona de mais prazer no homem é a próstata. Por que a gente esconde isso de si mesmo? Por que a gente não pode falar sobre isso? É só sentir prazer e foda-se. Isso não te encaixota em nenhum lugar”.

“Eu tenho buscado poder falar sobre essas coisas abertamente, quebrar esses lugares que a gente insiste em se colocar. Falar para os meninos, estabelecer uma relação direta com quem me acompanha. Irmão, você pode se vestir do jeito que quiser, você pode sentir prazer com a sua próstata, você pode falar da forma que quiser e isso não tem que te rotular de forma nenhuma. Eu acredito que vai ter um momento em que a gente vai poder só viver. Só ser e existir da forma que quiser, se relacionar com quem tiver vontade”, finalizou o artista.

ISTOÉ GENTE: Os homens, assim como Vitão, sentem prazer Anal?
Dr.: Todo homem, independente da sua orientação sexual, pode sentir diferentes prazeres em diferentes zonas erógenas do corpo. Sentir prazer em determinada região do corpo, como a região anal, não significa que o homem seja bissexual ou gay. A orientação sexual é determinada por qual gênero o homem sente atração sexual e não quais regiões do corpo ele tem prazer.

ISTOÉ GENTE: Esse tipo de prazer pode influenciar a opção sexual do homem?
Dr.: Ainda não temos claramente quais fatores influenciam na orientação sexual de cada pessoa, esta é uma assinatura de cada um, assim como quem gosta mais de macarrão do que de pizza, tem quem goste mais de ter relação com homem do que com mulher.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

ISTOÉ GENTE: Por que o prazer anal é um tabu masculino, assim como fazer o exame de próstata ?
Dr.: Culturalmente se relaciona muito o prazer anal com as relações homossexuais e dessa forma o homem heterossexual sente-se intimidado em explorar essa parte do corpo a procura de prazer por medo de “tornar-se” gay, reitero que orientação sexual é definida de acordo com qual gênero sente prazer e quer se relacionar e não com que parte do corpo sente mais ou menos prazer. Um bom exemplo desse tabu é mesmo a dificuldade que temos na prática clinica em atuar na prevenção do câncer de próstata com o simples exame de toque retal.

ISTOÉ GENTE: “A zona de mais prazer no homem é a próstata. Por que a gente esconde isso de si mesmo? Por que a gente não pode falar sobre isso?”, disse Vitão, pode explicar a fala dele?
Dr.: Dificil ter essa afirmação, cada indivíduo pode ter a “zona de mais prazer” diferente um do outro. Para algumas pessoas existe um prazer enorme nos mamilos, outros na axila, outros no pênis, na vagina, na orelha, no ânus, e por ai vai… É importante que cada um tenha liberdade de explorar o próprio corpo e descobrir por si só, e também com ajuda da(o) parceira(o), quais áreas do corpo lhe dão mais prazer.

ISTOÉ GENTE: Vitão disse que sente prazer em sua próstata, isso acontece com frequência em outros homens?
Dr.: O ânus contém diversas inervasões, que assim como em toda região pélvica, podem sim dar a sensação de prazer. Todo indívuo pode descobrir um prazer em novas áreas exploradas, a dica é: Se explore, sem tabus e sem neuras, o prazer é individual e cada um deve ter a liberdade de conseguir se conhecer!


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias