Após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Vanderlei Natalino Victorino será indenizado no valor de R$ 52.250. Ele foi impedido de entrar em uma agência do Bradesco em Jundiaí, no interior paulista, sem nenhum motivo aparente.

Conforme decisão do TJ, Vanderlei não conseguiu acessar o interior da agência mesmo após tirar todos os seus pertences e deixá-los em local adequado.

Enquanto Victorino, que era correntista do banco, aguardava a resolução do problema, outras pessoas brancas entravam na agência sem passar pelo mesmo processo, inclusive com objetos não permitidos no interior de uma agência.

Vanderlei só conseguiu acessar o interior da unidade após passar por revista pessoal. O banco se pronunciou e não negou as alegações feitas pelo cliente.

“Nenhum outro usuário, mesmo desrespeitando as normas de segurança, fora submetido à situação vexatória pela qual passara o autor, a silenciosa e condescendente situação do racismo estrutural que, enquanto sociedade, reproduzimos e repetimos, infelizmente, que não o fazemos”, disse o juiz Marco Aurélio Stradiotto de Moraes Ribeiro Sampaio em sua decisão.