A atriz Regina Duarte gravou um vídeo de “despedida” do cargo de secretária especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro. Ela foi oficialmente exonerada do cargo na quarta-feira (10), após a publicação do decreto no Diário Oficial da União.

“Aqui eu tive momentos de dor, de êxtase, tive inseguranças, risos, lágrimas. São troféus que eu vou levar para o resto da minha vida”, diz Regina no vídeo de um pouco mais de 14 minutos postado no Instagram.

https://www.instagram.com/p/CBRfk4Ynusr/

Na gravação, a atriz reclama dos entraves burocráticos que enfrentou no cargo e criticou a polarização da classe artística. “Quando eu aceitei o convite para vir para cá, a minha principal motivação foi sempre em primeiro lugar contribuir com a pacificação do setor. Meus objetivos básicos eram ganhar confiança do governo e com isso reduzir o clima de ‘polaridade’ reinante na classe artística. Cultura combina com pluralidade, não com antagonismo”, disse.

“Esse bater por bater que acontece muitas vezes no meio político é extremamente prejudicial à nação e mais ainda com quem lida com o fazer cultural. Objeto da cultura é o respeito e a pluralidade. É uma atividade que deveria ser vista e tratada num terreno superior, acima da água escura da intolerância política”, afirmou.

Ao longo do vídeo, a agora ex-secretária da Cultura também apresentou alguns projetos que desenvolveu com a equipe, mas que ainda não foram implementados. “Os projetos são muito especiais para mim, porque vão ajudar o pessoal de cultura a se manter ativo, forte”, diz.

“Agradeço de coração ao presidente Bolsonaro pela oportunidade de chegar mais perto de um lugar onde eu jamais pensei estar. Secretaria Especial de Cultura do meu país”, despediu-se Regina.