23/08/2024 - 8:30
Ao não barrar o movimento suprapartidário que resultou no pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é apontado como fiador do grupo. O episódio rendeu comemoração no Palácio do Planalto – onde todos atuavam para aparar suas arestas com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. E causou um efeito colateral na pré-candidatura do deputado Elmar Nascimento (União-BA), apontado como o nome de Lira à sua sucessão. Com o troco judicial dado pelo ministro Flávio Dino e o plenário do STF – ao bloquear o pagamento das emendas parlamentares – a conta caiu no colo de Lira e seu apadrinhado. Muitos deputados reclamam agora que, com Lira complacente no caso do impeachment, seus prefeitos e vereadores ficarão sem prometidas verbas públicas para obras. Sem a força do padrinho, agora, a conta vai chegar a galope em fevereiro, e Elmar Nascimento tem os próximos meses para mostrar que tem brilho próprio nessa disputa.
Bloqueio de emendas pelo STF caiu na conta da candidatura de Elmar Nascimento à Presidência da Câmara, com a leniência de seu padrinho no caso
O jeito Pacheco de ser tem futuro
Criticado à meia boca nos corredores do Congresso por, em alguns importantes debates, não tomar lado, o jeito pacífico e conciliador do senador Rodrigo Pacheco desenha o script de seu futuro depois da política. Em suma, Pacheco, um advogado renomado na praça de sua Belo Horizonte, não quer desagradar empresários de setores agora que possam ser potenciais futuros clientes de sua banca, tampouco ministros das Cortes. O senador é potencial candidato ao Governo de Minas pelo PSD, apoiado pelo presidente Lula da Silva – que já tratou isso com ele num voo para a China. Enquanto isso, o presidente do Senado desfila manso no tapete azul.
Cirurgia na garganta
João de Deus salvou Silvio Santos de um problema sério na garganta há alguns anos. O apresentador teve uma crise na voz e mandou um jatinho buscar o médium em Abadiânia (GO). Na casa de Silvio, João teria feito uma “cirurgia” espiritual, segundo testemunhas. Se foi a reza ou remédio, ninguém sabe, mas fato é que SS voltou a trabalhar dias depois.
CPF para combater fraudes de benefícios
Para tentar inibir as fraudes com a duplicidade de benefícios que vêm ocorrendo nos programas sociais em todo o Brasil, o deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), autor da lei n° 14.534 que tornou o CPF como único número válido para o registro geral no País, vai pedir ao Supremo Tribunal Federal que cobre do Governo Federal a aplicabilidade da lei imediatamente. Lopes lembra que, atualmente, a população brasileira é composta de 208 milhões de cidadãos, mas existem, acredite, 360 milhões cadastrados no Sistema único de Saúde (SUS). A solução para isso seria adotar o CPF como único número de identificação.
Lira pode cercar os diplomatas
Presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira não está alheio ao debate da crise na eleição da Venezuela. Ele entende que a Câmara não pode perder protagonismo na discussão dos indícios de fraudes, até porque o Palácio e o Itamaraty cedem facilmente às determinações do senador Renan Calheiros (MDB-AL) – seu adversário figadal em Alagoas – presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Lira pode chamar uma Comissão Geral e obrigar o assessor da Presidência, Celso Amorim, e o chanceler Mauro Vieira a explicarem suas pataquadas na Venezuela diretamente no plenário da Casa.
Alta em transplantes de órgãos
O Governo do Rio de Janeiro tem o que comemorar na saúde pública. A rede estadual realizou 486 transplantes no 1º semestre pelo RJ Transplantes, central da secretaria. O número de doadores cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano passado: foram 217 doações de órgãos este ano.
EMS contra o câncer
Nascida no ABC paulista, a farmacêutica EMS cresceu, se internacionalizou, e tornou-se case de sucesso mundial em pesquisa e inovação. Isso chamou a atenção do BNDES ao liberar meio bilhão de reais para que o laboratório invista na pesquisa e produção de 17 novos medicamentos, alguns deles para o tratamento contra câncer e diabetes.
Conta outra, ministro
O Itamaraty propôs o 2 de outubro como “melhor data para o ministro Mauro Vieira falar na Comissão” de Relações Exteriores, quatro dias antes do 1º turno das eleições municipais – e quando, é certeza, o Congresso estará esvaziado. Considerada piada, a proposta mostra desprezo dos diplomatas com a Câmara, afirmaram deputados.
NOS BASTIDORES
Olha quem apareceu
Dois ex-deputados bolsonaristas tentam a sorte nas urnas, sem alusão ao antigo padrinho. Alexandre Frota (PDT) é candidato a vereador em Cotia. Joice Hasselmann (PSDB) disputa na Câmara de São Paulo.
Na conta do povo
Ao gastarem lábia e tempo da Comissão de Relações Exteriores da Câmara para blindar a convocação de Celso Amorim e Mauro Vieira, os deputados da base não votaram acordo que põe fim à dupla tributação com a China. O consumidor paga a conta.
Estátua de Silvio
“Certamente”. Foi a resposta direta do prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao ser provocado por um conhecido se a Prefeitura não poderia instalar uma estátua de Silvio Santos no Largo da Lapa, onde nasceu.