Esportes

Tira-teima: Real Madrid e Liverpool duelam pela terceira vez na história em uma final de Champions League

Em 1980/1981, os Reds venceram o torneio, mas em 2017/2018 o Real Madrid superou os ingleses; final deste sábado será a 'melhor de 3' entre as equipes

Tira-teima: Real Madrid e Liverpool duelam pela terceira vez na história em uma final de Champions League

equipe espanhola saiu com título(Foto: Franck Fife / AFP)

Real Madrid e Liverpool se encontram no próximo sábado para a disputa da decisão da Champions League. Na história, as equipes já se enfrentaram em outras duas finais, sendo que os Reds venceram os espanhóis em 1981, enquanto os merengues superaram os ingleses em 2018.


PRIMEIRA DECISÃO NA FRANÇA
No Parque dos Príncipes, o Liverpool chegava na decisão da Taça dos Campeões Europeus de maneira invicta após eliminar o Bayern de Munique na semifinal. Por outro lado, o Real Madrid chegava com apenas uma derrota para a Inter de Milão, eliminada antes da final.

> Veja a tabela da Champions League

Após vencer o torneio em duas temporadas consecutivas (1976/1977 e 1977/1978) e manter uma hegemonia na Inglaterra, os Reds chegaram como grandes favoritos para a decisão uma vez que os merengues, outrora dominantes na Europa, não conquistavam o continente desde 1966.

Liverpool x Real Madrid - 1981

Liverpool venceu o Real Madrid em 1981 (Foto: LFCHistory)

Na época, o Liverpool contava com a presença do meia Kenny Dalglish, um dos grandes nomes da história do clube, como protagonista. No entanto, o time de Anfield derrotou o Real Madrid com gol do lateral-esquerdo Alan Kennedy nos minutos finais da segunda etapa.

FERIDA ABERTA
A última decisão entre os clubes aconteceu em 2018, onde o jogo havia virado com relação a última final entre os clubes. O Real Madrid vinha de três conquistas de Champions League nos últimos quatro anos, enquanto o Liverpool vivia seu 3º ano da Era Klopp.

Com Cristiano Ronaldo, Gareth Bale e Karim Benzema no comando de ataque, os espanhóis derrotaram os Reds por 3 a 1 em uma partida marcada por falhas de Karius, goleiro que deixou o clube após o duelo para que Alisson assumisse o posto.

Real Madrid x Liverpool

Bale foi o melhor jogador da decisão em 2018 (Foto: AFP)

Além disso, o jogo também foi marcado pela lesão de Mohamed Salah logo nos minutos iniciais do confronto. O egípcio estava em sua primeira temporada no Liverpool e afirmou que sua torcida na semifinal era para que o Real Madrid se classificasse em busca de uma revanche.

MELHOR DE TRÊS
Quatro anos após a última decisão, Real Madrid e Liverpool voltam a se enfrentar em busca do título mais importante da Europa. Entre rostos conhecidos daquela final e outras caras novas, os clubes prometem uma partida recheada de emoção no próximo sábado.