ROMA, 29 NOV (ANSA) – Os 20 clubes que disputam nesta temporada a elite do Campeonato Italiano assinaram nesta sexta-feira (29) um documento que na qual se comprometem a combater o racismo no futebol do país.   

Em uma carta aberta divulgada pelos clubes em seus respectivos sites, eles explicaram que “publicamente se comprometem a fazer melhor” no combate contra atos raciais nos estádios do país, adotando “uma política anti-racismo eficaz, com novas leis e regulamentos”.   

“Nós, os clubes que assinamos esta carta, estamos unidos pelo desejo de mudanças sérias e a Liga Serie A declarou sua intenção de liderar esse caminho por meio de uma sólida e completa política anti-racismo na Série A, com novas leis e regulamentos mais rigorosos. , juntamente com um plano de conscientização direcionado a todos os envolvidos nesse esporte em relação ao flagelo do racismo”, diz a nota.   

Destacando que os 20 times não possuem mais tempo a perder, as equipes ainda defenderam que vão agir “com rapidez e determinação”, já que os recentes casos foram fontes de “frustração e vergonha” para os clubes.   

“No futebol, como na vida, ninguém deve sofrer insultos racistas. Não podemos mais permanecer passivos e esperar que tudo isso desapareça”, explicaram as equipes.   

O começo de temporada da Série A foi manchado por diversos casos de racismo. Entre os jogadores que já foram vítimas estão Mario Balotelli, Dalbert, Franck Kessié, Romelu Lukaku, Juan Jesus e Ronaldo Vieira.(ANSA)