SÃO PAULO, 24 JUL (ANSA) – A operadora de telefonia TIM anunciou nesta quinta-feira (24) um investimento de R$ 250 milhões para expandir a cobertura 5G, aumentar a capilaridade comercial e estreitar os laços com os consumidores no estado de Minas Gerais.
De acordo com a empresa, os novos aportes permitirão uma ampliação significativa da rede de quinta geração no segundo estado mais populoso do Brasil, passando de 57 para 131 cidades atendidas em um ano ? atualmente, 70 municípios mineiros contam com o 5G da TIM.
A operadora também está expandindo o 4G em Minas, com novos sites que ampliarão o alcance e capacidade de rede em 60 municípios nas áreas de DDD 31 e 34. O projeto vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas na capital Belo Horizonte e em sua área metropolitana, além de cidades importantes, como Uberlândia, Betim, Santa Luzia, Ipatinga, Patos de Minas e Patrocínio, e pequenos municípios.
A evolução da rede também é acompanhada de um crescimento em rodovias: Minas Gerais possui a maior malha viária do Brasil, e a TIM lidera a conectividade nesse ecossistema. Até o fim do ano, serão 11 mil quilômetros cobertos no total, incluindo trechos com e sem concessão.
“A nossa jornada em Minas Gerais é de evolução constante.
Fomos a primeira operadora – e ainda somos a única – a cobrir todas as cidades mineiras com 4G. Lideramos a implementação do 5G no estado desde o primeiro momento, levando, inclusive, a tecnologia de quinta geração a 100% dos bairros de Belo Horizonte de forma pioneira. Também nos destacamos em qualidade de serviço e na conectividade em rodovias”, disse Fabio Avellar, vice-presidente de receitas da TIM.
“Agora, entramos em uma fase de mais investimentos e ainda maior proximidade com o consumidor para potencializar nossa relação com os clientes mineiros, em linha com nossa campanha institucional ‘Você pode tudo’. Queremos que Minas Gerais se desenvolva ainda mais com tecnologia de ponta”, acrescentou.
Para reforçar sua marca no estado, a TIM também aposta na ampliação de capilaridade, com a abertura de 13 novas lojas em 2025, contemplando as cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Cataguases, Extrema, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Barbacena, Poços de Caldas, Ibirité e Ituiutaba.
Além disso, a unidade da Savassi, um dos pontos mais icônicos de Belo Horizonte, está sendo transformada em uma loja conceito, com experiências como o painel de música, que exibe e comercializa os dispositivos mais recentes do mercado.
Outro destaque é o espaço da Casa Conectada, que simula ambientes de uma residência adaptados ao universo da Internet das Coisas (IOT), por meio de acessórios e serviços conectados ao 5G e vendidos pela operadora. (ANSA).