SÃO PAULO, 16 JUN (ANSA) – A TIM emitiu R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas a metas ESG, na maior operação dessa natureza já realizada por uma companhia brasileira, informou a empresa nesta quarta-feira (16).   

Essa é a primeira emissão de caráter sustentável feito por uma empresa de telecomunicações no país e, segundo a TIM, todos os recursos arrecadados serão destinados para investimentos em infraestrutura, conforme projeto aprovado pelo Ministério das Comunicações.   

Os recursos obtidos por meio da emissão serão destinados para o financiamento de projetos de implantação, ampliação e modernização de redes fixa e móvel em diferentes tecnologias com a meta de melhorar a qualidade e a disponibilidade de serviços.   

“A conclusão dessa emissão de debêntures consolida a longa trajetória da TIM no terreno da sustentabilidade e das práticas sociais. A preocupação da TIM com seu papel social e ambiental não começou agora. Vem do tempo em que ainda nem se usava o termo ESG. A empresa se orgulha em sempre ter conduzido negócios de forma responsável e com governança”, disse Pietro Labriola, CEO da companhia.   

Para garantir ainda que as metas escolhidas para ancorar as debêntures fossem suficientemente robustas e confiáveis, elas foram submetidas à uma verificação independente, a cargo do Bureau Veritas.   

“Essa operação é um grande exemplo de como o mercado local está acompanhando a tendência internacional de fortalecimento dos títulos sustentáveis. Enquanto instituição financeira, estamos comprometidos a auxiliar nossos clientes na transição para uma economia mais sustentável, seguindo metodologias e diretrizes específicas para a estruturação de emissões ESG que contem com uma boa governança, ou o ‘G’ da sigla”, afirma o responsável por operações de renda fixa do Itaú BBA, Guilherme Maranhão. (ANSA).