TIM divulga relatório ESG e reforça metas ambientais e sociais

SÃO PAULO, 28 MAI (ANSA) – A TIM publicou nesta semana seu 21º relatório ESG, após ter sido apontada como a companhia mais sustentável do Brasil pela recente carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa de valores de São Paulo.   

O documento reúne mais de 300 indicadores e detalha resultados em temas como gestão climática, energia renovável, gestão de resíduos, inclusão digital e diversidade, dentre outros, além de atualizar o plano estratégico da empresa em ESG, com metas que orientam a atuação da companhia no curto, médio e longo prazo.   

“Publicamos relatórios ESG há mais de duas décadas. Ou seja, iniciamos a nossa jornada muito antes de essa sigla ser amplamente utilizada porque reconhecemos essa agenda como crucial para o futuro e estratégica para o negócio”, disse Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM.   

“Pilares como diversidade e inclusão, transição energética e economia circular, ética e transparência, dentre outros, estão integrados à nossa atuação e fomentam nossa cultura interna e o relacionamento com a cadeia produtiva. Os avanços de 2024 e as novas metas presentes nesse documento fortalecem ainda mais a nossa jornada ESG, ratificada pela liderança no ISE e outros diversos reconhecimentos nacionais e internacionais”, acrescentou o executivo.   

Ao fim de 2024, mais de 60% da energia utilizada pela operadora já era oriunda de usinas de fontes renováveis, com predominância de plantas solares. A empresa também aumentou em 148% – acima da meta de 110% – a ecoeficiência no tráfego de dados. Isso significa que vem conseguindo trafegar mais voz e dados sem aumentar o consumo de energia.   

Ainda no pilar ambiental, a companhia contou com forte engajamento da sua equipe interna para ampliar de forma significativa a coleta de resíduos eletroeletrônicos. Em 2024, foram recolhidas 6,8 toneladas em urnas espalhadas por lojas e escritórios, com taxa de reciclagem de 98%.   

No eixo social, a TIM alcançou índice de 52% de mulheres no quadro de colaboradores, com 37,4% em cargos de liderança. A presença de pessoas negras nessas posições também avançou, alcançando 22,1%. A operadora reforçou ainda sua atuação no campo, com mais de 20 milhões de hectares conectados com a rede 4G, impactando positivamente a eficiência dos produtores e possibilitando a inclusão digital das comunidades do entorno.   

Além disso, em parceria com a Gerando Falcões, a TIM implementou a Favela 5G, que conectou a Favela Marte, no interior de São Paulo.   

No Relatório ESG 2024, a TIM segue com as metas de alcançar a neutralidade de carbono nos escopos 1 e 2 até 2030 e se tornar uma empresa “Net Zero” (sem emissões líquidas de CO2) até 2040.   

O objetivo também é manter, no mínimo, em 110% a ecoeficiência no tráfego de dados e garantir o reaproveitamento ou a reciclagem de 95% dos resíduos sólidos gerados.   

A TIM também estabeleceu as metas de alcançar 25% de representatividade de pessoas negras em posições de liderança, alcançar o percentual de 50% de mulheres em novas contratações e realizar o upskill de 90% dos colaboradores em capacidades digitais até 2027 com programas focados em inteligência artificial e metodologias ágeis. (ANSA).