A plataforma digital de vídeos TikTok anunciou, nesta quarta-feira (24), que suspendeu um programa, lançado na França e na Espanha, que incluía recompensas para os usuários e que foi alvo de uma investigação da UE por suspeitas de dependência.

Em uma mensagem na rede X, o TikTok anunciou que “suspenderemos voluntariamente as funções de recompensas no TikTok Lite [versão simplificada de seu aplicativo de vídeos] enquanto abordamos as preocupações que [os reguladores] levantaram”.

“O TikTok sempre busca se envolver de forma construtiva com a Comissão [o braço Executivo da UE] e outros reguladores”, observou a mensagem.

Na semana passada, a Comissão Europeia havia exigido explicações ao TikTok sobre este programa, devido a suspeitas de gerar “comportamento viciante”, e posteriormente ameaçou suspender o plano devido a evidências de ter sido lançado sem ter previamente apresentado um plano de avaliação de risco.

“As nossas crianças não são cobaias de experiências nas redes sociais”, reagiu o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, encarregado de controlar as operações das grandes plataformas digitais na UE.

“As nossas investigações contra o TikTok devido ao risco de dependência da plataforma continuam, incluindo a investigação para apurar se o lançamento do TikTok Lite foi realizado de acordo” com a legislação em vigor, acrescentou.

TikTok Lite é uma versão simplificada do popular aplicativo de vídeos, que ocupa menos memória em um smartphone e foi projetado para funcionar com conexões de Internet mais lentas.

raz/ahg/js/aa