O aplicativo TikTok anunciou na última segunda-feira (17) que irá aumentar a restrição de idade dos seus usuários para uma ferramenta específica. A empresa revelou que irá aumentar de 16 para 18 anos a idade mínima para fazer uma LIVE, ou seja, transmitir um vídeo em tempo real.

De acordo com o anúncio, a mudança tem o intuito de proteger os usuários e irá entrar em vigor a partir do dia 23 de novembro. A companhia já começou a testar a capacidade de restringir transmissões ao vivo, por idade, desde julho.

“À medida que consideramos a amplitude de nosso público global, adotamos uma abordagem gradual dos recursos que nossa comunidade pode acessar com base em sua idade; os adolescentes mais jovens precisam ter 16 anos ou mais para acessar as Mensagens Diretas (DMs) e 18 anos ou mais para enviar presentes virtuais [que são uma forma de doação] ou acessar recursos de monetização”, anunciou o post feito no blog da empresa.

O TikTok também disse que planeja introduzir novos recursos que permitirão aos criadores de conteúdo escolher a idade de seu público em sua LIVE. Por exemplo, se o conteúdo de um criador for mais adequado a um público adulto, como receitas com bebidas alcóolicas ou apresentações de comédia, o criador poderá limitar as idades de seu público.

“Queremos que nossa comunidade aproveite ao máximo as oportunidades que o LIVE pode trazer, sem comprometer a segurança”, disse o comunicado. “Acreditamos que essas atualizações podem proteger ainda mais os membros mais jovens de nossa comunidade à medida que iniciam e constroem sua própria presença online”.

Outra novidade que a empresa anunciou é que agora os usuários podem adicionar até cinco convidados a um TikTok LIVE, além de estar incluindo novos lembretes de filtragem de palavras-chaves. “É parte de um esforço contínuo em nome das empresas de tecnologia para combater algumas a pior parte dos próprios aplicativos: seu efeito sobre os jovens”, finalizou.