Uma grande virada do americano Frances Tiafoe sobre o grego Stefanos Tsitsipas neste domingo deu à equipe mundial sua primeira Laver Cup, com uma vitória por 13-7 sobre o time da Europa.

Tiafoe venceu Tsitsipas por 2 sets a 1, com parciais de 1-6, 7-6 (11/9) e 10-8, em uma hora e 46 minutos de partida.

“É um sentimento incrível. Nosso capitão ‘Johnny Mac’ estava cansado de perder… Eu dizia que era o nosso ano, estou feliz de conquistar o troféu, isso é tudo o que importa”, disse o americano.

Com 8-4 em desvantagem no placar no início do dia, a equipe do resto do mundo conseguiu a virada graças a duas vitórias do canadense Felix Augier-Aliassime, primeiro nas duplas ao lado de Jack Sock contra Matteo Berrettini e Andy Murray, e depois contra Novak Djokovic no simples.

Tiafoe completou o trabalho antes mesmo do último duelo do torneio, entre o norueguês Casper Ruud e o americano Taylor Fritz, que nem chegou a ser disputado.

No último dia da Laver Cup, cada vitória vale três pontos, diferente do sábado, quando valia dois, e de sexta-feira, que contava apenas um.

Este particular método de contagem foi mais aproveitado pela equipe mundial, com três vitórias consecutivas neste domingo, o que permitiu a virada no placar.

A Europa tinha ganhado as quatro primeiras edições do torneio, que nesta ocasião será lembrado por ter sido o palco da despedida do suíço Roger Federer do tênis, na última sexta-feira, em um jogo de duplas ao lado de seu amigo e rival Rafael Nadal.

“Felicidades à equipe mundial, grande virada. Foi muito emocionante. Não posso agradecer o suficiente. Aproveitei cada minuto”, disse Federer após a vitória do time mundo.

pm/mcd/cb