Thiem vence Medvedev e conquista ATP 500 de Barcelona

O austríaco Dominic Thiem (5° do ranking da ATP) conquistou neste domingo o Torneio ATP 500 de Barcelona, derrotando na final o russo Daniil Medvedev (14°) em dois sets (6-4 e 6-0).

Na quadra central, que tem o nome de Rafael Nadal (campeão da edição passada), Thiem não começou bem, perdendo por 2 a 0 no primeiro set.

“Tive problemas no início porque Daniil não errou muitas bolas, é muito duro jogar contra ele. Minha melhor arma contra ele é meu ‘slice’ e tive problemas com este golpe no começo. Mas depois foi cada vez melhor”, disse Thiem à rede de televisão espanhola Teledeporte.

Mas o austríaco de 25 anos começou a dominar a partida, fechando o primeiro set em 51 minutos com uma direita poderosa.

Depois manteve sua superioridade vencendo um set impecável, em 22 minutos, finalizando com um voleio em seu primeiro match point.

Foi o segundo troféu do ano para Thiem, após conquistar Indian Wells em março. Ele se torna o segundo austríaco a vencer em Barcelona, torneio também conhecido como Conde de Godó, depois de Thomas Muster em 1995 e 1996.

“É uma grande honra ganhar este torneio. Só os melhores jogadores da história venceram aqui e sigo o caminho de Muster, o que é muito especial para mim. Estou muito contente e orgulhoso de ver meu nome aqui também”, declarou.

A dúvida agora é se ele poderá também igualar Muster em Roland Garros, torneio que o austríaco venceu em 1995. De qualquer forma o título deste domingo serve como impulso para Thiem, que foi finalista na última edição – na qual foi derrotado por Nadal – e que parece estar em grande forma a um mês do segundo Grand Slam do ano (20 de maio a 9 de junho).

jed/pm/iga/gh/aam