O tenista austríaco Dominic Thiem, segundo cabeça-de-chave no Aberto dos Estados Unidos, não tomou conhecimento do jovem canadense Felix Auger-Aliassime nesta segunda-feira e o derrotou em três sets, se classificando assim para as quartas de final do Grand Slam de Nova York.

Thiem venceu o canadense com parciais de 7-6 (7/4), 6-1 e 6-1 em duas horas e seis minutos de jogo no Arthur Ashe Stadium, quadra central de Flushing Meadows.

O austríaco, que é número 3 do ranking mundial, ganhou 74% dos pontos no primeiro serviço, contra apenas 60% para Auger-Aliassime.

O canadense terminou com 51 erros não forçados enquanto o vencedor da partida cometeu apenas 24.

“O segundo e o terceiro set foram de longe os melhores que joguei no torneio. Tenho que manter a mesma forma para o próximo jogo”, disse Thiem,

O tenista austríaco, finalista de três Grand Slams (Aberto da Austrália em 2020 e Roland Garros em 2018 e 2019), vai enfrentar nas quartas de final o australiano Alex de Minaur, número 28 do ranking da ATP, que venceu o canadense Vasek Pospisil.

Dominic Thiem vai tentar aproveitar a desclassificação do favorito Novak Djokovic no domingo, após acertar acidentalmente uma bolada em uma juíza de linha, para conquistar o primeiro Grand Slam de sua carreira.

A saída do sérvio significa que o US Open, na competição de simples masculino, terá este ano obrigatoriamente um vencedor inédito do Grand Slam.

– Resultados desta segunda-feira do US Open

Oitavas de final (simples masculino):

Alex De Minaur (AUS/N.21) x Vasek Pospisil (CAN) 7-6 (8/6), 6-3, 6-2

Dominic Thiem (AUT/N.2) x Felix Auger-Aliassime (CAN) 7-6 (7/4), 6-1, 6-1

gbv/ol/aam