Nos próximos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a primeira edição do The Town, festival de música dos mesmos criadores do Rock in Rio. O evento tem patrocínio master da Heineken, que promete celebrar a novidade juntos aos 150 anos da marca com ativações e experiências marcantes para o público presente. Além disso, é responsável pelo principal palco (Skyline), onde passarão atrações como Bruno Mars, Post Malone, Demi Lovato, Maroon 5, Foo Figthers, Iggy Azalea, Alok, entre outros. 

Segundo Guilherme Bailão, diretor de Experiências de Marca e Patrocínios do Grupo Heineken no Brasil, este é um dos maiores investimentos da história da Heineken no Brasil em sua estratégia de patrocínios e experiência de marca. “Estaremos presentes no festival com experiências alinhadas com a plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City e também com a celebração de 150 anos da marca. Além de diferentes pontos de ativação, o principal palco do festival (Skyline) leva a nossa marca e vamos comandar a famosa tirolesa, que vai de ponta a ponta do palco, sobrevoando a multidão”, pontua.

Heineken é responsável pelo principal palco (Skyline) do The Town (Crédito:Divulgação)

O evento também contará com bares Heineken e rooftops para convidados, com operação e distribuição de chope durante todo o festival. “O The Town é nossa grande festa de celebração e, junto aos consumidores, iremos proporcionar experiências únicas e compatíveis com a grandiosidade do festival e da Heineken”, garante Guilherme. 

O diretor adianta que “o principal ponto de ativação é chamado Good Times Brouwery, um espaço para as pessoas apreciarem os componentes que fazem a Heineken ser uma cerveja favorita globalmente. O espaço oferece uma experiência imersiva com os ingredientes que fazem parte de tudo que a Heineken representa: água, malte, lúpulo e Good Times”.

A marca acredita ser essencial estar presente nos maiores e principais eventos culturais do país. “Entendemos a importância de estar em momentos e locais de celebração, garantindo que o público aprecie a qualidade da bebida enquanto se diverte e cria boas memórias. Além disso, eventos culturais são ótimas oportunidades para deixar a marca em evidência, para gerar conexões mais emocionais e envolver os consumidores com a nossa plataforma Green Your City. Consequentemente, passamos a ter consumidores mais conscientes, engajados com as ações e mais conectados emocionalmente com a marca Heineken”, esclarece o representante.

A marca de cerveja é a segunda maior do mundo e, de acordo com o Prêmio Kantar de 2023, considerada a mais amada pelos brasileiros pelo segundo ano consecutivo. Guilherme reforça que o sucesso vai além: “Na categoria, somos destaque pelas iniciativas de sustentabilidade, através da plataforma Green Your City, que reúne todos os nossos assets/parceiros do universo da música para levar a mensagem de sustentabilidade e dar visibilidade às nossas ações, como a Energia Verde, em que a marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia, buscando viabilizar o acesso à energia renovável para casas residenciais e bares desde 2021”.

Incentivo à cultura e à sustentabilidade

Entre as metas de sustentabilidade, a marca trabalha para que até 2030, 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais tenham energia renovável. Outra frente está relacionada à circularidade, em que 80% das embalagens de vidro da cerveja serão retornáveis até 2030, além de implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long neck. Além disso, há investimento em microflorestas, uma parceria com o projeto Floresta de Bolso que irá implantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030, colaborando para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original nessas praças. 

Guilherme também destaca o incentivo ao consumo responsável: “Desde 2010, a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O lançamento de Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamento. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma Heineken”.

Ele também pontua que plataforma incentiva e fomenta a cultura, contando com grandes parceiros patrocinados como Rock in Rio, The Town, MITA, MECA, C6 Fest, Popload, CapsLock, entre outros. Além do patrocínio ao esporte, com UCL/UWCL e Fórmula 1. 

A marca também patrocina grandes plataformas internacionais de esporte, como UCL/UWCL e Fórmula 1. Mais recentemente, começou a construir uma plataforma de games, chamada Player 0.0, que já se tornou global. “Conectamos com os gamers e players de todos os lugares, dialogando e nos aproximando com a comunidade através do patrocínio ao CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), do VCT Americas (Valorant), parceria com Gaulês, maior streamer do Brasil, e outras ações que os conectam a marca Heineken 0.0, como a campanha ‘Nem toda rodada é lá fora’, lançada em março deste ano, que celebra de maneira inovadora momentos de socialização presentes na cultura gamer, visando quebrar falsos estereótipos de que jogos eletrônicos e socialização trilham caminhos inversos”, conclui Guilherme.