BRUXELAS, 10 JUL (ANSA) – O texto do acordo de livre comércio com o Mercosul deve chegar “em breve” aos governos dos 27 Estados-membros da União Europeia, em meio à resistência de países como França, Irlanda e Polônia.
A informação foi passada à ANSA por uma fonte diplomática de Bruxelas, às vésperas do Conselho de Comércio da UE, que se reunirá na próxima segunda-feira (14).
“A discussão sobre o Mercosul é difícil, os ministros conversarão na segunda. Chegamos a um ponto em que todos pedem uma diversificação do nosso comércio”, declarou o diplomata, em referência às disputas tarifárias com os Estados Unidos.
Segundo a fonte, o texto do acordo UE-Mercosul ainda não chegou às 27 capitais. “Mas acredito que isso será feito em breve”, acrescentou. O documento já deveria ter sido entregue aos governos dos Estados-membros em junho, mas a Comissão Europeia, poder Executivo do bloco, protelou essa etapa devido à resistência de alguns países.
“Esse acordo abriria o comércio com um mercado muito grande.
Acredito que a maior parte de nossas indústrias e empresas, inclusive a agricultura, considera o acordo vantajoso, até na França”, salientou o diplomata. (ANSA).