O Texas, no sul dos Estados Unidos, enfrentava, nesta quinta-feira (29), o maior incêndio florestal de sua história, que os bombeiros têm dificuldade em controlar e que até o momento deixou uma pessoa morta e danos materiais ainda não dimensionados.

Segundo o Serviço Florestal do Texas, cinco focos de incêndio permaneciam “ativos”, todos no norte do estado, na região conhecida como Panhandle (“alça da panela”, em inglês), conhecida assim por seu formato no mapa.

O maior foco, chamado Smokehouse Creek, devastava nesta quinta cerca de 435.000 hectares, com apenas “3%” de sua extensão contida e afetando também parte do estado vizinho de Oklahoma.

Trata-se do maior incêndio florestal registrado na história do Texas, superando o East Amarillo Complex, que em março de 2006 consumiu 371.000 hectares, de acordo com números oficiais.

Outro incêndio no Panhandle nesta quinta, o 687 Reamer, de 800 hectares, se estendeu para a área de Smokehouse Creek.

O Serviço Florestal do Texas esperava ter mais sorte no combate às chamas nesta quinta-feira.

“O clima será mais fresco em todo o Panhandle do Texas (…) A atividade dos incêndios hoje não será tão resistente aos esforços de extinção em comparação com segunda e terça-feira”, disse na rede social X.

Outros 18 incêndios, no norte, nordeste e leste do Texas, estavam contidos (queimando, mas sem avançar), totalizando 23. Uma dezena já estava sob controle e foi retirada da lista. O último relatório do Serviço Florestal informava um total de 509.500 hectares devastados.

Apesar das evacuações preventivas em várias localidades, na cidade de Stinnett, próxima ao maior incêndio, foi encontrado o corpo de uma mulher de 83 anos, informou na quarta-feira à ABC Deidra Thomas, porta-voz do Gerenciamento de Emergências do condado de Hutchinson, ao qual pertencem cidades afetadas como Stinnett, Borger e Fritch.

Ela especificou que em Stinnett cerca de 20 imóveis foram destruídos pelo fogo.

Enquanto isso, já começaram a limpar algumas áreas residenciais impactadas em Borger, indicou o condado em suas redes sociais. As autoridades pediram aos moradores que informassem se desconhecem o paradeiro de algum vizinho residente nas áreas atingidas.

Algumas localidades ainda estão sem energia elétrica porque os cabos foram consumidos pelas chamas, ou não têm água, e seus moradores permanecem em abrigos.

O meteorologista da CNN Chad Myers disse na terça-feira que o fogo em Smokehouse Creek continuava avançando.

O estado do Texas emitiu na terça uma declaração de desastre natural para 60 condados, desbloqueando recursos para combater os incêndios.

mav/dg/ic/mvv