09/02/2022 - 11:43
Por David Shepardson
WASHINGTON (Reuters) – A Tesla está fazendo recall de 26.681 veículos nos Estados Unidos porque um erro de software pode resultar em problemas no processo de degelo do para-brisa, informou a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA, na sigla em inglês) nesta quarta-feira.
A Tesla disse aos reguladores dos Estados Unidos que o erro pode fazer com que uma válvula na bomba de calor abra involuntariamente e prenda o material refrigerante dentro do evaporador. A Tesla realizará uma atualização de software over-the-air para resolver o problema.
O recall abrange alguns veículos Model 3, Model S, Model X de 2021-2022 e Model Y de 2020-2022 que podem não estar em conformidade com o padrão federal de segurança para veículos motorizados.
A Tesla disse que não estava ciente de nenhum ferimento ou acidente relacionado ao seu último recall, mas a NHTSA disse que o problema poderia reduzir a visibilidade do para-brisa em certas condições, o que pode aumentar o risco de colisão.
A empresa informou que ficou ciente da questão por reclamações de clientes em dezembro sobre a perda de desempenho de aquecimento em condições climáticas extremas.
A Tesla, em 15 de janeiro, lançou uma atualização de software para resolver o problema como medida de precaução. Após discussões com a NHTSA e a Transport Canada, foram realizados testes para avaliar a conformidade de novos veículos entregues com o comando de software.
Sob monitoramento de reguladores e alguns parlamentares dos EUA, a Tesla fez vários recalls nos últimos meses, incluindo muitos por problemas de software.