O manual do recém-revelado Cybertruck da Tesla aconselha que os proprietários removam cocô de pássaros, seiva de árvores e insetos mortos do veículo futurista, a fim de evitar danos à sua carroceria de aço inoxidável.

“Para evitar danos ao exterior, remova imediatamente substâncias corrosivas (como graxa, óleo, excrementos de pássaros, resina de árvores, insetos mortos, manchas de alcatrão, sal rodoviário, resíduos industriais, etc.)”, diz o manual do proprietário do novo Cybertruck.

O manual também orienta os proprietários do Cybertruck a não esperarem por uma lavagem completa.

“Se necessário, use álcool desnaturado para remover manchas de alcatrão e graxa teimosa e, em seguida, lave imediatamente a área com água e sabão neutro não detergente para remover o álcool”, afirma o manual.

O proprietário de um Cybertruck postou o texto do manual em sua página de mídia social X.

Durante o inverno no hemisfério norte, os carros ficam expostos ao sal das estradas, usado para derreter a neve. No verão, geralmente são excrementos de pássaros e seiva de árvores.

Outros observaram que o manual do proprietário de outros veículos Tesla, incluindo o Modelo 3, diz a mesma coisa.

“Verdadeiro para todos os carros”, escreveu outro usuário X.

A Tesla tomou a polêmica decisão de não pintar o Cybertruck e oferecê-lo apenas com o exterior em aço inoxidável, algo que o CEO da empresa, Elon Musk, queria para projetar a imagem de um veículo “resistente”.

No final de novembro, a Tesla entregou seu primeiro lote de Cybertrucks com dois anos de atraso em relação ao cronograma original.

Musk disse que a carroceria do Cybertruck é feita de uma liga de aço inoxidável desenvolvida pela Tesla.

Os painéis da carroceria tinham que ser angulares porque não podem ser estampados por uma prensa convencional, disse ele.

O aço inoxidável, disse ele, não sofre corrosão e não precisa de pintura, mas ainda pode ser produzido em massa.

Quando Musk revelou o caminhão há quatro anos, ele disse que a produção começaria em 2021.

Mas na teleconferência de resultados da empresa em outubro, Musk lamentou o quão difícil tem sido produzir o caminhão inovador com uma carroceria feita de aço inoxidável difícil de dobrar.

“Cavamos nossa própria cova com o Cybertruck”, disse Musk, acrescentando que não acha que a empresa atingirá sua meta de produção de 250.000 por ano até 2025.

O lançamento inicial veio com problemas.

No início de seu mês, um YouTuber levou o Cybertruck da Tesla para ver se ele realmente conseguia atingir o alcance anunciado de 515 quilômetros, apenas para descobrir que só poderia atingir 79% da meta.

Os veículos também são forçados a enfrentar problemas durante todo o ano, como alcatrão e graxa nas estradas.

Todas essas substâncias são consideradas corrosivas e por isso requerem cuidados imediatos, conforme manual.

“Espere o que? …Lavar imediatamente cocô de pássaros, insetos mortos e resina de árvores? Este é um Cybertruck foda ou um maldito bolinho de creme? um usuário X escreveu.