SAN PAULO, 30 OUT (ANSA) – Pelo menos quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas na costa da Turquia após um terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter no Mar Egeu.   

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo sísmico ocorreu às 8h51 (horário de Brasília), a 10 quilômetros de profundidade, com epicentro a 15 quilômetros de Néon Karlovásion, na ilha grega de Samos.   

O terremoto foi sentido até em Atenas, porém provocou mais danos na Turquia, especialmente em Esmirna, que fica a 75 quilômetros em linha reta de Samos. Segundo a Proteção Civil turca, pelo menos quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas.   

“Estamos ao lado de nossos cidadãos atingidos pelo terremoto com todos os meios de nosso Estado”, escreveu no Twitter o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Já o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que a União Europeia está “pronta a dar seu apoio”.   

Diversos edifícios desabaram em Esmirna, que registrou ondas de até um metro de altura em função do abalo sísmico. Três pessoas foram resgatadas vivas dos escombros de prédios destruídos. Em Samos, na Grécia, pelo menos quatro indivíduos ficaram feridos.   

(ANSA).