Um terremoto de magnitude 7,1 foi detetado ao sul do arquipélago de Vanuatu, no Oceano Pacífico, às 12h56 GMT (09h56 no horário de Brasília) desta quinta-feira (7), indicou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O terremoto teve o seu epicentro a cerca de 123 quilômetros ao sul da cidade de Isangel, na ilha de Tanna, e a uma profundidade de 48 quilômetros.

O USGS havia informado inicialmente uma magnitude de 7,3 e uma profundidade de 35 quilômetros, mas retificou os dados.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que “ondas perigosas provocadas por este terremoto são possíveis dentro de 300 quilômetros do epicentro ao longo das costas de Vanuatu e Nova Caledônia”.

O Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu alertou os habitantes da província de Tafea, no extremo sul do arquipélago, para tomarem “medidas de precaução”, como mudar-se para terrenos mais elevados.

Não houve relatos imediatos de danos.

Terremotos são comuns em Vanuatu, um arquipélago de baixa altitude com 320 mil habitantes que se estende pela região conhecida como Anel de Fogo.

O Anel de Fogo é um arco de intensa atividade tectônica que se estende pelo Sudeste Asiático e pela bacia do Pacífico.

Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu o norte de Vanuatu em novembro, e as autoridades alertaram que “pequenas ondas de tsunami” foram detectadas por equipamentos de monitoramento oceânico.

Vanuatu é classificado como um dos países mais suscetíveis a desastres naturais, como terremotos, tempestades, enchentes e tsunamis, de acordo com o relatório anual World Risk Report.

bur-dva/sn/hgs/mb/aa