Agronegócio

TerraClass mostra que 49% do Cerrado mantém a vegetação primária


São Paulo, 16 – O Cerrado brasileiro ainda possui 49,4% de vegetação natural primária. Além disso, 28,9% do bioma é ocupado por pastagens e 4,7% por vegetação natural florestal secundária. Estes dados são do mapeamento TerraClass Cerrado 2018, projeto elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com a Embrapa.

Conforme nota da Embrapa sobre o estudo, entre 2013 e 2018 76% das terras destinadas à agricultura se mantiveram como áreas consolidadas e estáveis. No caso da agricultura temporária de dois ciclos (cultivo de grãos, por exemplo, com duas safras na mesma área), os dados mostram que, em 2018, 77% dessas atividades ocorreram sobre terras já consolidadas de agricultura, 14% sobre áreas de pastagens e 5% sobre áreas naturais.

Ainda segundo a pesquisa, a estabilidade da área das pastagens no período representa aproximadamente 29% da área total. A constatação dessa estabilidade, associada à expansão da área de agricultura temporária sobre as pastagens, indica que houve um deslocamento de parte das pastagens para outras classes de uso e cobertura de 2013.

Para a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini dos Santos, “a disponibilidade de uma ferramenta tecnológica capaz de mapear e quantificar o quanto de área degradada, com baixa produtividade, se transformou em área produtiva é um grande passo para o Brasil”.

Na nota da Embrapa, ela explica que o TerraClass soma-se a outras tecnologias, como o Pronasolos e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dinamizado, disponíveis para a sociedade em geral, que compõem um leque de ferramentas de diagnóstico e elaboração de estratégias de curto, médio e longo prazo. “Vejo um oportuno uso para fortalecer políticas públicas, como o ABC+ e o Programa Águas do Agro”, comenta a diretora.

Veja também
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago