As operações de busca no hotel soterrado por uma avalanche no dia 18 de janeiro no centro da Itália terminaram após a descoberta dos últimos corpos, o que elevou a 29 mortos o balanço definitivo, anunciaram nesta quinta-feira as autoridades italianas.

No total, os 200 socorristas que participaram do dispositivo de resgate conseguiram salvar 11 sobreviventes e encontraram os corpos sem vida de 15 homens e 14 mulheres.

Segundo os meios de comunicação italianos, a maior parte das vítimas foram encontradas em um bloco de neve, cimento e troncos de árvores no que era o bar do hotel antes da catástrofe.

No momento do drama, os clientes e funcionários do hotel aguardavam há várias horas a chegada do limpa-neve para liberar a estrada de acesso.

As necropsias dos seis primeiros corpos extraídos dos destroços concluem que morreram esmagados ou asfixiados pela avalanche e que nenhuma pessoa faleceu por frio esperando as equipes de resgate, explicou na quarta-feira em uma coletiva de imprensa a procuradora de Pescara, Cristina Tedeschini.