Termina 1ª sessão de negociações entre Ucrânia, Rússia e EUA

Os negociadores de Ucrânia, Rússia e Estados Unidos encerraram, nesta sexta-feira (23) em Abu Dhabi, a primeira sessão de negociações de paz

Hamad Al Kaabi/UAE Presidential Court/Handout via REUTERS
Representantes participam de reunião trilateral entre Ucrânia, Rússia e EUA Foto: Hamad Al Kaabi/UAE Presidential Court/Handout via REUTERS

Os negociadores de Ucrânia, Rússia e Estados Unidos encerraram, nesta sexta-feira, 23 ,em Abu Dhabi, a primeira sessão de negociações de paz, anunciou a Presidência ucraniana.

+ Trump anuncia acordo de ‘acesso total’ com Groenlândia

+ Xi Jinping pede a Lula que China e Brasil defendam o ‘papel central’ da ONU

“As negociações terminaram por hoje”, indicou a Presidência da Ucrânia em uma mensagem enviada a jornalistas, sem dar mais detalhes. Está previsto que as conversas sejam retomadas no sábado.

A delegação russa foi chefiada pelo general Igor Kostiukov, oficial superior do Estado-Maior. A Ucrânia foirepresentada pelo secretário do Conselho de Segurança, Rustem Umerov; pelo chefe do gabinete presidencial, Kirill Budanov; pelo seu vice, Sergi Kislitsya; pelo líder do partido presidencial, David Arakhamia; e pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Andrii Gnatov.

“Os americanos se empenharam muito na preparação para esta reunião e esperam que ela seja um sucesso e abra caminhos para avançar em todas as questões relacionadas ao fim do conflito” na Ucrânia, afirmou o assessor diplomático do Kremlin, Yuri Ushakov, a jornalistas pouco antes da reunião.