O aclamado tenor Jean William apresenta em São Paulo, acompanhado por coro e instrumentos, um repertório de peças brasileiras que remetem às origens do Brasil para o Projeto “Cantos Brasileiros: Origens”. As mesclas de ritmos e de linguagens musicais africanas, indígenas e europeias se farão ouvir através de obras de mestres da música erudita e da música popular brasileira, como Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e Antonio Carlos Jobim, entre vários outros, no palco do Teatro Sérgio Cardoso, no dia 08 de novembro, às 20h30.

No espetáculo, Jean William estará no palco acompanhado pela Camerata Filarmônica Voccalia e pelo Coralusp Sestina. Após a apresentação, ocorrerá a noite de autógrafos e lançamento do livro “O resumo da ópera: Como Jean William cresceu e venceu pela música”.

Na apresentação de São Paulo, o Projeto Cantos Brasileiros: Origens irá realizar uma ação social em conjunto com o Teatro Sérgio Cardoso em prol do Centro de Apoio e Pastoral do Imigrante. Entrada gratuita, distribuição de ingressos na bilheteria a partir de 1h antes do início da sessão. Se possível, pedimos a doação de cobertores, agasalhos e calçados ao Centro de Apoio e Pastoral do Imigrante. A doação não é obrigatória.

Sucesso de público e crítica, “Cantos Brasileiros: Origens” estreou em Belo Horizonte em junho, passou por Uberaba em julho e agora desembarca em São Paulo. A próxima parada da turnê será em Vitória, no dia 30 de novembro, no Teatro Sesc Glória. O Projeto é uma realização da Ampliart Difusão Cultural e é patrocinado pela Usina Santo Ângelo, Univar Solutions, Native Produtos da Natureza, Usina Uberaba e Usina Santo Antonio, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Em “Cantos Brasileiros: Origens”, a música erudita brasileira é colocada ao lado de grandes clássicos da MPB com arranjos especiais para um cantor lírico acompanhado por um coro e conjuntos instrumentais. A riqueza do diálogo entre as tradições musicais europeias, africanas e latino-americanas será explorada por meio da realização de concertos gratuitos em várias cidades do Brasil, incluindo apresentações para alunos e professores de escolas públicas. No repertório do concerto, o público ouvirá canções como: Bachianas Brasileiras Nº 5 (Heitor Villa-Lobos), Se todos fossem iguais a você (Antonio Carlos Jobim), Maracanandé (Canto Tupi) e Excertos da Missa Criola (Ariel Ramirez).

Em geral, o público não tem acesso à música erudita, que raramente é veiculada nos meios de comunicação e mídias tradicionais. Cantos Brasileiros: Origens, estreitará a distância entre as duas vertentes musicais – popular e erudita – pois traz várias canções conhecidas com arranjos especiais para interpretação de um cantor erudito, acompanhado de orquestra e coral. Por meio destas ações socioeducativas, o projeto contribuirá para a democratização da cultura, ampliação de repertório e formação de público para salas de concertos. “Serão realizados 5 concertos gratuitos para incentivar e ampliar o acesso da população à cultura. Pretendemos democratizar a música erudita apresentando vários gêneros e períodos musicais através de arranjos que vão desde a delicadeza da voz e piano, até a formação maior com orquestra e coral”, conta Jean William.

Trajetória

Jean William nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha, perto de Ribeirão Preto, e foi criado pelos avós. Com o avô Joaquim, boia-fria aposentado, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música caipira. Aos 8 anos passou a cantar no coral da igreja. É formado em música pela ECA-USP.

Estudou em Milão com a diretora do Teatro Alla Scala de Milão, Luciana Serra, e foi homenageado no maior programa de ópera do norte europeu, Ridotto del Ópera. Já se apresentou nos principais teatros do Brasil e em mais de 13 países ao redor do mundo. Apadrinhado pelo Maestro João Carlos Martins, ganhou visibilidade nacional e internacional.

Em 2013 cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil. Em 2018 foi recebido na opera de Montecarlo a convite do Príncipe Alberto II. Possui um álbum gravado intitulado Dois Atos. Já se apresentou ao lado de distintos artistas como Laura Pausini, Sandy, Fafá de Belém, Mônica Salmaso, entre outros. Em Barrinha, cidade onde cresceu, foi homenageado com a construção de um teatro que leva seu nome. Recebeu da Fundação Pirelli para as artes o prêmio “Talent ar Work”, que premia jovens artistas empreendedores.

Ficha Técnica

Tenor e Diretor Artístico: Jean William

Diretor Musical e Arranjador: José Antonio Almeida

Regente Coral: Marcia Hentschel

Assistente de Direção Musical: Munir Sabag

Produtora Executiva: Sandra Cristina Mimoto Torres

Serviço

Projeto Cantos Brasileiros: Origens – ENTRADA GRATUITA

Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

08/11/2023 – 20h30

Tel: (11) 3882-8080

Cantos Brasileiros

Retirada de ingressos: NA BILHETERIA DO TEATRO COM 1 HORA DE ANTECEDÊNCIA

Livro “O Resumo da Ópera – Como Jean William cresceu e venceu pela música”

Autor: Elcio Padovez | Editora: Letramento | 176 páginas

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/jeanwilliam

CD Jean William – Dois Atos

R$ 59,90

À venda em: https://bit.ly/doisatos