O tenista austríaco Dominic Thiem, número 5 do mundo, anunciou em sua conta no Twitter nesta quinta-feira que desistiu de participar das Olimpíadas de Tóquio (que serão realizadas de 23 de julho a 8 de agosto) porque “não está preparado para jogar no melhor nível”.

“Olá a todos, tenho uma triste notícia para compartilhar com todos vocês. Depois de conversar com minha equipe e analisar a situação, tomei a difícil decisão de deixar de competir nas Olimpíadas de Tóquio”, escreveu o austríaco de 27 anos.

“Para mim, como para todos os atletas, participar das Olimpíadas e representar meu país é uma grande honra e isso torna essa decisão ainda mais difícil”, disse ele.

“No entanto, 2021 não começou como esperado e não me sinto pronto para jogar o meu melhor em Tóquio”, explicou.

Thiem também perdeu as Olimpíadas do Rio de 2016 devido aos temores sobre o vírus Zika. “Sou jovem e espero poder jogar pela Áustria nas Olimpíadas de Paris 2024”, acrescentou ele nesta quinta-feira.

Dominic Thiem foi eliminado pelo espanhol Pablo Andújar na primeira rodada do torneio de Roland Garros, em Paris, no dia 30 de maio.

É mais um duro golpe sofrido pelo torneio olímpico de tênis nesta quinta-feira, já que poucas horas antes foi o número 3 do ranking da ATP, o espanhol Rafael Nadal, quem também anunciou sua desistência de ir ao grande evento na capital do Japão depois de “ter ouvido” seu corpo.

Nadal anunciou que tampouco participará da próxima edição de Wimbledon.

dep/jld/dr/psr/aam