Na prova por equipes da ginástica artística, disputada na terça-feira, 30, os desempenhos de Rebeca Andrade e Simone Biles comandaram seus países na busca por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris — ouro para os Estados Unidos, bronze para o Brasil –, mas chamaram atenção em especial pelo nível parelho alcançado por ambas.

+Rebeca Andrade comanda reação, e Brasil conquista medalha inédita nas Olimpíadas

+Veja seis provas para não perder em Paris

Rebeca Andrade pontuou:

  • 15.100 no salto;
  • 14.533 nas barras;
  • 14.200 no solo;
  • 14.133 na trave;

Já Biles fez:

  • 14.900 no salto;
  • 14.400 nas barras;
  • 14.666 no solo;
  • 14.366 na trave;

No total, os EUA conquistaram 171.296 pontos, e o Brasil, 164.497. Prata na final, a Itália fez 165.494 pontos.

A proximidade dos desempenhos na prova elevou a expectativa para a final individual da modalidade, marcada para quinta-feira, 1º, quando as duas irão se enfrentar diretamente.

Rivalidade e admiração

A transmissão oficial da prova captou a reação de Biles à apresentação de Rebeca nas barras, que lhe rendeu 14.533 pontos. A americana pareceu impressionada com a performance da adversária.

Na série documental “O retorno de Simone Biles”, em que a ginasta relata inseguranças muitas vezes distantes da imagem de uma atleta da elite do esporte — vale lembrar que ela abriu mão de disputar as finais nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, para cuidar da saúde mental –, Biles classificou Andrade como a adversária que ela mais teme enfrentar: “É a que me dá mais medo”.

Em entrevista ao site da emissora CNN Brasil, Andrade afirmou nutrir admiração pela rival: “A gente torce muito uma pela outra, acho que a gente se incentiva bastante também. Eu admiro muito ela [Biles] e ela incentiva muitas ginastas, inclusiva a mim. Não só ginastas, mas muitas pessoas em geral”.

Quando e onde ver o embate?

A final individual da ginástica artística está marcada para quinta-feira, 1º, às 13h15.

O torneio é exibido na televisão, pelos canais do Grupo Globo, e na internet, pelo serviço de streaming Globoplay, e pelo canal da CazéTV no YouTube.