A tendência para este fim de semana é de mais chuva em várias regiões do Brasil, com destaque para áreas do Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste, que devem sentir mais intensidade a atuação de um corredor de umidade que volta a se organizar sobre o Brasil.
O sistema, chamado tecnicamente de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), forma uma faixa de nuvens carregadas que transporta ar quente e úmido desde a Amazônia até áreas mais ao sul do País.
- Sábado (7/2): o dia da virada
Em São Paulo, o sábado começa com sol entre nuvens e rápido aquecimento. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), as mínimas devem oscilar em torno de 20°C, enquanto as máximas podem atingir os 28°C antes da chegada da instabilidade. A partir da tarde, a aproximação da frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
O alerta principal é para as tempestades isoladas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo. Há risco de alagamentos e queda de árvores nas zonas sul e oeste da capital.
Dica da Redação: se você tem compromissos ao ar livre em São Paulo no sábado, prefira o período da manhã. Para o domingo, prepare o agasalho leve e o guarda-chuva.
- Domingo (8/2): céu nublado e queda na temperatura
No domingo, o sistema frontal se estabelece sobre o Sudeste. O sol deve aparecer pouco, dando lugar a um céu predominantemente encoberto. As temperaturas caem significativamente, com máximas que não devem ultrapassar os 23°C, proporcionando o primeiro “refresco” consistente de fevereiro. A chuva será mais persistente e volumosa, no estilo “garoa” constante, intercalada com períodos de chuva moderada.
No litoral paulista, o mar fica agitado e o tempo permanece fechado, desaconselhando atividades de navegação e banho de mar em áreas de risco.
Demais regiões do país
A configuração meteorológica deste fim de semana divide o Brasil entre o avanço frontal no centro-sul e a manutenção do canal de umidade no norte.
- Sul: pós-frente fria e tempo seco
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o fim de semana será de tempo firme e temperaturas mais amenas após a passagem da frente fria na sexta-feira. O ar seco de origem polar garante dias de céu limpo, ideal para atividades ao ar livre, embora as manhãs de domingo possam registrar mínimas mais baixas para a época do ano nas serras gaúcha e catarinense. Já no Paraná, a influência da instabilidade ainda provoca chuvas isoladas no sábado, com melhora no domingo.
- Centro-Oeste: calor e pancadas típicas de verão
O Mato Grosso do Sul sentirá os efeitos da frente fria, com queda de temperatura no sul do estado. Já no Mato Grosso e em Goiás, o cenário é o clássico de fevereiro: muito calor durante o dia, com máximas superando os 32°C, seguido pelas pancadas de chuva de fim de tarde. O Distrito Federal deve ter um domingo com períodos de sol e chuvas rápidas entre o final da tarde e a noite.
- Norte: ZCIT ativa e chuvas volumosas
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua influenciando o extremo Norte. No Amazonas, Pará e Amapá, o fim de semana será de muita nebulosidade e chuvas frequentes, que podem ocorrer a qualquer hora do dia. O alerta de acumulados elevados de chuva permanece para a região de Belém e Manaus, onde o solo já se encontra saturado.
- Nordeste: sol no litoral e umidade no interior
O litoral nordestino, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, terá um fim de semana de sol forte e pouca chuva, típico para o turismo de verão. No entanto, o interior da região (Sertão e áreas do Maranhão e Piauí) pode registrar pancadas de chuva isoladas devido à umidade vinda da bacia amazônica, o que ajuda a manter as temperaturas máximas ligeiramente abaixo dos 35°C.